Internet passa TV aberta e lidera ranking de investimento publicitário
Movimento, que já vinha se desenhando nos mais recentes relatórios do Cenp-Meios, concretizou-se no período de janeiro a setembro de 2024
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Bárbara Sacchitiello
13 de fevereiro de 2025 - 6h08
(Crédito: Shutterstock)
O mais recente relatório do Cenp-Meios, divulgado nessa quarta-feira, 11, trouxe um resultado até então inédito no histórico do monitoramento dos investimentos publicitários.: pela primeira vez, a Internet aparece à frente da TV aberta em termos de volume de investimentos publicitários.
De cada R$ 100 investidos pelos anunciantes em compra de mídia no Brasil de janeiro a setembro de 2024, quase R$ 40 (mais precisamente, 39,5%) foram direcionados à mídia Digital.
Apesar de a TV aberta ainda conserva um share expressivo, angariando 37,72% da fatia do mercado, é a primeira vez que o meio aparece atrás da Internet no ranking geral de distribuição de verbas publicitárias.
Em números absolutos, de janeiro a setembro de 2024, a TV Aberta movimentou R$ 6,726 bilhões em compra de mídia. Já a Internet faturou um pouco mais: R$ 7,045 bilhões.
Essa ultrapassagem era questão de tempo para quem acompanhava com atenção os relatórios do Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp).
Em 2022, a Internet aparecia no painel do Cenp-Meios com share de 35,7%, enquanto a TV aberta detinha 41,7%.
Já em 2023, a diferença entre os meios encolheu significativamente. A TV Aberta teve, no ano, participação de 39,6% no bolo publicitário enquanto a Internet aparecia logo atrás, com 38,2% de share.
Quem analisar diretamente a tabela publicada pelo Cenp-Meios em seu site oficial, no entanto, pode não ver diretamente a Internet com share maior do que a Televisão por conta de uma modificação na divulgação dos dados.
A partir deste mais recente relatório, o painel passou a considerar TV Aberta e TV Paga na mesma categoria, denominada Televisão. Antes, cada um dos meios era descrito separadamente.
Juntas, TV Aberta e TV paga foram responsáveis pela movimentação de R$ 7,655 bilhões em compra de mídia de janeiro a setembro. Isso confere à categoria Televisão, que considera ambas, um share de 42,9% (maior, portanto, do que o share de 39,5% da Internet).
Isoladamente, contudo, o share da TV aberta foi de 37,7%, enquanto o da TV paga ficou em 5,2%.
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