Assinar

Investimento global em publicidade deve desacelerar em 2023

Buscar

Investimento global em publicidade deve desacelerar em 2023

Buscar
Publicidade
Mídia

Investimento global em publicidade deve desacelerar em 2023

Relatório da PQ Media aponta que, enquanto o mercado cresceu 7,9% em 2022, neste ano o ritmo deve ficar em 5,3%


8 de março de 2023 - 8h31

(Crédito: Shutterstock)

Do Ad Age

Os investimentos globais em marketing e publicidade devem diminuir esse ano pelo fato de as marcas enfrentarem preocupações econômicas, de acordo com dados de uma nova pesquisa.

Apesar de os investimentos em publicidade terem crescido 7,9% no ano passado, atingido a marca de US$ 1,6 trilhão, a previsão é de que, em 2023, esse crescimento seja de 5,3%, de acordo com previsão feita pela empresa de pesquisas PQ Media.

O relatório “Global Advertising & Marketing Spending Forecast, divulgado anualmente e que, agora está em sua décima edição, cita fatores como inflação, problemas na cadeia de fornecedores e preocupações com a recessão como as causas para o crescimento menor.

Os investimentos em mídia digital e “alternativa” – como marketing de influência, product placement e outras ações de marketing, como a exposição de marcas em bandejas de aviões – cresceram em torno de 13% no ano passado, alcançando a marca de US$ 746,5 bilhões, enquanto os valores direcionados à mídia tradicional cresceram apenas 3,6%, somando a quantia de US$ 821,8 bilhões.

“Algumas marcas cortaram o budget no segundo semestre de 2022, o que deve levar a um crescimento geral no primeiro trimestre deste ano. Mas, embora esperemos uma expansão mais lenta em 2023, os temores de uma recessão global diminuíram um pouco”, diz o CEO da PQ Media, Patrick Quinn, em nota. “Apesar da desaceleração econômica, a maioria das 20 maiores empresas de mídia digital e tradicional, além das plataformas de mídia, já retornaram ao patamar pré-pandemia em 2022.”

Os Estados Unidos mantém o posto de maior mercado de mídia global, mas tiveram um recuo. Enquanto em 2021 o país teve o terceiro maior crescimento do mundo, em 2022 os Estados Unidos responderam pelo oitavo maior crescimento. Os investimentos em publicidade nos Estados Unidos alcançaram US$ 622,1 bilhão no ano passado, um crescimento de 8,5%, de acordo com o relatório.

Uma tendência importante é “a mudança contínua do budget das marcas das plataformas de anúncios para ampliar o awareness para plataformas de marketing que envolvam os usuários mais próximos do momento de conversão”, declarou Quinn. Isso inclui crescimento na participação no mercado de conteúdo e marketing de influência, de acordo com a PQ Media.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas

  • Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra