Investimento global em publicidade deve desacelerar em 2023
Relatório da PQ Media aponta que, enquanto o mercado cresceu 7,9% em 2022, neste ano o ritmo deve ficar em 5,3%
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Meio & Mensagem
8 de março de 2023 - 8h31
Do Ad Age
Os investimentos globais em marketing e publicidade devem diminuir esse ano pelo fato de as marcas enfrentarem preocupações econômicas, de acordo com dados de uma nova pesquisa.
Apesar de os investimentos em publicidade terem crescido 7,9% no ano passado, atingido a marca de US$ 1,6 trilhão, a previsão é de que, em 2023, esse crescimento seja de 5,3%, de acordo com previsão feita pela empresa de pesquisas PQ Media.
O relatório “Global Advertising & Marketing Spending Forecast, divulgado anualmente e que, agora está em sua décima edição, cita fatores como inflação, problemas na cadeia de fornecedores e preocupações com a recessão como as causas para o crescimento menor.
Os investimentos em mídia digital e “alternativa” – como marketing de influência, product placement e outras ações de marketing, como a exposição de marcas em bandejas de aviões – cresceram em torno de 13% no ano passado, alcançando a marca de US$ 746,5 bilhões, enquanto os valores direcionados à mídia tradicional cresceram apenas 3,6%, somando a quantia de US$ 821,8 bilhões.
“Algumas marcas cortaram o budget no segundo semestre de 2022, o que deve levar a um crescimento geral no primeiro trimestre deste ano. Mas, embora esperemos uma expansão mais lenta em 2023, os temores de uma recessão global diminuíram um pouco”, diz o CEO da PQ Media, Patrick Quinn, em nota. “Apesar da desaceleração econômica, a maioria das 20 maiores empresas de mídia digital e tradicional, além das plataformas de mídia, já retornaram ao patamar pré-pandemia em 2022.”
Os Estados Unidos mantém o posto de maior mercado de mídia global, mas tiveram um recuo. Enquanto em 2021 o país teve o terceiro maior crescimento do mundo, em 2022 os Estados Unidos responderam pelo oitavo maior crescimento. Os investimentos em publicidade nos Estados Unidos alcançaram US$ 622,1 bilhão no ano passado, um crescimento de 8,5%, de acordo com o relatório.
Uma tendência importante é “a mudança contínua do budget das marcas das plataformas de anúncios para ampliar o awareness para plataformas de marketing que envolvam os usuários mais próximos do momento de conversão”, declarou Quinn. Isso inclui crescimento na participação no mercado de conteúdo e marketing de influência, de acordo com a PQ Media.
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