IPO pode levar Pinterest ao mainstream
Nichada e pouco explorada por marcas, rede social se prepara para abrir capital: recursos pode levar plataforma a novos públicos
Nichada e pouco explorada por marcas, rede social se prepara para abrir capital: recursos pode levar plataforma a novos públicos
Luiz Gustavo Pacete
26 de fevereiro de 2019 - 6h00
A plataforma de mídia social Pinterest se prepara, de forma discreta, para abertura de capital na bolsa, IPO na sigla em inglês. Com previsão para junho, o IPO da empresa pode arrecadar até US$ 12 bilhões. Autodescrito como “um catálogo de ideias para descobrir e fazer aquilo que você mais gosta”, o Pinterest capitalizado pode investir em novas funcionalidades, o que poderia elevar o faturamento com publicidade em mais de R$ 1 bilhão em 2020. No ano passado, a receita com anúncios da plataforma foi de US$ 533 milhões.
Os documentos para a realização do IPO foram preenchidos de forma secreta e revelados na tarde desta segunda-feira, 25, pelo The Wall Street Journal. O momento é favorável para aberturas de capital nos Estados Unidos. Uber e Lyft também se preparam para ir à bolsa. As notícias envolvendo a plataforma dão um novo olhar por parte das agências sobre a possibilidade de que ela deixe de ser nicho e alcance o mainstream.“O Pinterest ainda é muito nichado. Olhando meus seguidores, vejo que 100% deles tem a ver com áreas de criatividade: diretores de arte, designers, profissionais de moda. Eu mesma, que amo a plataforma, não sigo quase ninguém e só seguiria uma marca se ela fosse muito relevante; rica em referências. Já criamos projetos para algumas marcas, mas elas não foram adiante”, diz Gabriela Hunnicutt, CEO e Fundadora da Bold. Ela reforça que para que o Pinterest deixe de ser nichado, é preciso haver um investimento para divulgar a plataforma, além da inclusão de novas funcionalidades.
Wilson Negrini, COO da Lew’Lara\TBWA, explica que o papel do Pinterest para a maioria das marcas não está tão claro. “Hoje, aqui na agência, nenhum dos clientes usa o Pinterest. Já plataformas como Facebook, Instagram, BuzzFeed, Vice estão constantemente conversando com todos os times e atualizando a todos sobre novas funcionalidades e melhores práticas. Nós, brasileiros, adoramos tudo quanto é tipo de rede social, por isso não vejo barreiras ao Pinterest. Desde que exista investimento para sua popularização e também uma adequação da plataforma para que features mais compartilháveis e vendáveis sejam adotados”, afirma.Potenciais inexplorados
Sobre os potenciais do Pinterest como ferramenta, Gabriela Hunnicutt acredita que ele tem potencial para ocupar o lugar que o Instagram está ocupando cada vez menos e que o Flickr poderia ter ocupado se tivesse conseguido se reinventar. “Ser uma plataforma de referências, onde as marcas sejam uma espécie de ‘consultora’ das pessoas. Por exemplo: lá fora, o Pinterest é muito usado para receitas. Não vejo as marcas brasileiras de alimentos explorando isso”, explica.
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo