JCDecaux cria mobiliário de OOH para pessoas com deficiência visual
Chamado de OOH para Todos, projeto é uma iniciativa da Euphoria Creative e foi desenvolvido em parceria com a Bizsys e consultoria da Fundação Dorina Nowill
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Bárbara Sacchitiello
25 de março de 2025 - 6h03
(Crédito: Reprodução)
O relatório Inside OOH 2023, da Kantar, apontou que 89% da população brasileira é impactada pelas mensagens e anúncios da mídia out-of-home. Porém, apesar de chamar a atenção de boa parte da população, a mídia OOH ainda está inacessível para um grupo de pessoas com deficiência.
Para tentar fazer com que as peças de mobiliário urbano possam ser compreendidas e assimiladas por pessoas com deficiência visual, a JCDecaux, junto a Euphoria Creative, apresenta o projeto OOH para Todos.
O projeto consiste em um mobiliário, que está instalado na estação Santa Cruz, da Linha Azul do Metrô de São Paulo, capaz de fazer uma autodescrição da peça publicitária que está ali exibida.
A tecnologia do mobiliário urbano foi criada a partir de uma ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pela produtora Bizsys e que contou, também, com parceria da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
O funcionamento é simples: sempre que o painel detecta a presença de alguém com uma bengala utilizada por pessoas com deficiência visual, ele aciona imediatamente à audiodescrição no local.
CEO da JCDecaux, Ana Célia Biondi conta que a empresa está trabalhando no projeto desde o ano passado e que participou de todas as etapas do projeto.
“Nosso foco principal estava em como o projeto poderia impactar positivamente a sociedade por meio de um serviço inclusivo e que melhora a acessibilidade nos espaços públicos, alinhado ao nosso compromisso contínuo de criar cidades mais acolhedoras e amigáveis”, conta e executiva.
O projeto do OOH para todos já conta com parceria com alguns anunciantes, como Amazon Music, Burger King, Havaianas, Hellmann’s e Ticket. Ana Célia conta que a reação das marcas ao projeto foi positiva e que as marcas já demonstram ter entendido a importância de iniciativas que promovam inclusão e responsabilidade social.
O grupo de pessoas com deficiência visual, segundo Ana Célia, além de serem consumidores significativos, tem sua representatividade reafirmada por meio dessas ações, o que faz com que as marcas que estejam no projeto sejam vistos como mais conscientes em relação à diversidade.
A CEO da JCDecaux conta que a empresa está avaliando a possibilidade de levar o projeto do OOH para Todos para outros locais não apenas no Brasil mas também em outros países, já que a empresa é uma multinacional. “Nosso projeto é escalável e pode ser implementado onde identificarmos que o mobiliário faz sentido de verdade e agregará valor à comunidade. Queremos garantir que a implementação dessa tecnologia ocorra de forma estruturada e colaborativa, impactando positivamente o máximo de pessoas possível, além de promover ações que aumentem a acessibilidade”, finaliza Ana Célia.
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