Jornal Hoje em Dia prepara projeto gráfico
Veículo mineiro adia estreia e anuncia novo sistema de edição multiplataforma
Veículo mineiro adia estreia e anuncia novo sistema de edição multiplataforma
Nathalie Ursini
10 de abril de 2014 - 8h30
Com Copa do Mundo e férias escolares à vista nos próximos meses, o jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte, adia o lançamento de seu novo projeto gráfico. Inicialmente, a estreia estava prevista para o primeiro semestre deste ano. Mas, segundo Ricardo Galuppo, diretor de jornalismo, o projeto exigiu mudanças no cronograma e investimento em software, o que atrasou o lançamento. “São as circunstâncias deste ano, não podemos chegar com um novo projeto em um período fraco para o mercado”, explica. O objetivo é fazer a cobertura das eleições já embalada pelas novidades.
O novo projeto gráfico está a cargo da Greco Design e, segundo Galuppo, ficará mais amigável ao anunciante. “Vamos oferecer possibilidades que hoje ainda não são possíveis. Mas queremos fazer um trabalho de parceria total com o que houver de mais criativo e inovador em propostas comerciais”, explica. Entre as novidades editoriais estão a chegada de novos colunistas e a criação de cadernos específicos para os municípios de Nova Lima, Contagem e Sete Lagoas, além dos regionais para a zona norte de Minas e Vale do Aço. Futuramente, a empresa pretende criar também cadernos específicos para a zona sul de Minas e Zona da Mata.
De acordo com Galuppo, o veículo impresso vai intensificar a cobertura regional de mercado, esporte, cultura, política e noticiário em geral, sem esquecer da cena no Estado e no País, porém com apuração analítica do fato. Isso porque o Hoje em Dia aproveita o momento para mudar também sua forma de fazer notícia. O jornal começa a trabalhar em um novo modelo de redação, o central desk que opera com planejamento de conteúdo centralizado e distribuição compartilhada para todas as plataforma do grupo.
“O jornalista vai escrever o material apurado e disponibilizar no programa do central desk, que é acessado por um grupo de editores responsáveis por dar destinos às diferentes plataformas como impresso, online, tablet, smartphone e rádio”, explica o diretor de jornalismo. O modelo adotado é inspirado em outras redações da Europa e América Latina.
A expectativa, segundo Galuppo, é dobrar o número de exemplares vendidos por mês. De acordo com dados recentes do Instituto Verificador de Circulação (IVC), o título registra média de 14,6 mil exemplares vendidos por dia. Para isso, a empresa vai concentrar a distribuição na região metropolitana de Belo Horizonte e em cidades até 100 Km distantes da capital.
Além do jornal, as mudanças envolvem o portal Hoje em Dia e a rádio que levará o mesmo nome. Segundo Galuppo, ainda não foi decidida em qual das sintonias do Grupo Bel será incorporada a rádio Hoje em Dia. Atualmente, a rede controla as frequências 98 FM, com programação jovem; a 102,9 FM, voltada para o público adulto; e a Estrada Real FM, focada em turismo. O diretor conta que a rádio terá programação predominante de jornalismo, com espaços para música e entretenimento.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King