Kwai fecha patrocínio da Copa América 2021
Marca se torna a primeira rede social na história a patrocinar a competição promovida pela Conmebol e cria fundo para apoiar criadores de conteúdo esportivo
Marca se torna a primeira rede social na história a patrocinar a competição promovida pela Conmebol e cria fundo para apoiar criadores de conteúdo esportivo
Valeria Contado
20 de maio de 2021 - 15h27
O Kwai, rede social voltada a produção de vídeos curtos, divulgou nesta quinta-feira, 20, que irá patrocinar a Copa América. A parceria foi anunciada através de uma transmissão online com a participação de Arturo Martínez, gerente geral Kwai América Latina, e Juan Emilio Roa, diretor comercial da Conmebol. O evento contou com a apresentação dos comediantes argentinos Molfino e Vidaña, e do mexicano Faisy.
No Brasil, a competição será exibida na TV aberta pelo SBT e a rede social irá trazer conteúdos especiais de bastidores, entrevistas com jogadores, challenges, sempre trazendo assuntos voltados para o público que acompanha o futebol.
O aplicativo está preparando 16 lives, com início em 31 de maio até 10 de julho. Além disso, estarão disponíveis 20 desafios realizados através da hashtag #desafioscopa, 40 efeitos da Copa América e uma playlist especial com músicas para a competição.
Na visão da plataforma, o futebol é uma porta de entrada para que o Kwai se consolide como o aplicativo de maior relevância na gama de vídeos curtos. Essa é mais uma iniciativa da plataforma visando se tornar a segunda tela do fã de futebol, que, neste ano, junto com a Band, criou o reality-show Microfone Aberto, que pretende escolher um novo comentarista para o programa Jogo Aberto.
Mariana Sensini, country managing director do Kwai no Brasil, explica que a marca fez um trabalho intenso em junto com a Conmebol para entender os perfis e particularidades dos torcedores de cada país.
Com escritórios no México e na Colômbia, além do Brasil, a Copa América, por ser uma competição continental é, também, uma oportunidade para o Kwai se consolidar nos países latino-americanos. “Buscamos ser a plataforma mais importante para que eles acompanhem esses conteúdos”, avalia Sensini.
SBT anuncia transmissão da Copa América 2021
Juan Emilio Roa, da Conmebol, explica que a integração entre o aplicativo e a empresa é fundamental para a aproximação com os torcedores. “O Kwai é a primeira rede social que nos acompanha. Parte dos objetivos da Conmebol é estar mais perto dos torcedores”, diz. Ele afirma, também que, com a parceria, a entidade irá conseguir distribuir melhor o seu conteúdo.
Para o Kwai, além de se consolidar no segmento, a missão é conseguir engajar os torcedores. “A Copa América é o novo projeto e nós temos uma série de objetivos de engajamento com o conteúdo”. Arturo Martínez conta que, para o Kwai, é muito importante que os usuários aceitem cada vez mais o aplicativo em seu cotidiano. “Queremos ser uma janela para ver o que acontece além do campo”, comenta.
Toda a relação de patrocínio da plataforma com a competição, atualmente, gira em torno da criação de conteúdo para aumentar a sua base de usuários, mas Sensini ressalta que a empresa tem um trabalho de marketing forte e deve continuar investindo em estratégias de comunicação. Atualmente a rede conta com mais de 300 milhões de usuários no mundo e 60 milhões de usuários ativos na América Latina.
A vez dos criadores de conteúdo
O Kwai tem como parte dos seus planos se aproximar dos criadores de conteúdo locais, segundo Sensini. Desse modo, a empresa criou um programa de incentivo aos creators que trabalham com esporte.
“Nosso objetivo é trabalhar com os produtores de esportes de diversas características. Queremos incentivá-los a criarem e verem no Kwai uma fonte de divulgação do trabalho e de monetização”, explica a diretora.
Para isso, a plataforma conta com um fundo de investimento de US$ 10 milhões para incentivo através de um programa de monetização, com workshops e um time para guiar os criadores em sua jornada.
Arturo Martínez explica que faz parte do compromisso do Kwai ajudar os criadores de conteúdo a se profissionalizarem e fazer com que eles se sintam valorizados. “Queremos nos engajar com a criatividade que tem na América Latina”.
As inscrições para o ‘Programa de Criadores de Esporte’ devem ser feitas através do site da marca, e vão de 20 de maio a 30 de junho. Sensini conta que os criadores passarão por um processo de curadoria e são avaliados antes de entrar no projeto. “A equipe de curadoria seleciona as pessoas que são aprovadas, e elas são remuneradas de acordo com os trabalhos”, pondera.
Compartilhe
Veja também
Quem são os influenciadores negros mais seguidos no Instagram?
Ranking elaborado pela NetCos traz homens na liderança, com destaque para jogadores de futebol, como Neymar Jr. e Ronaldinho Gaúcho
Como a possível divisão do Google impactaria o mercado publicitário?
Possível separação de propriedades do Google, como o Chrome, poderia prejudicar anunciantes e publishers de pequeno porte, segundo especialistas