Lance quer se tornar hub de conteúdo, produtos e experiências de esportes
Veículo procura ampliar a atuação com a oferta de produtos e serviços e planeja ingressar no setor de eventos e experiências
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Bárbara Sacchitiello
23 de maio de 2024 - 7h39
Em nova gestão desde 2021, quando seus ativos digitais foram vendidos a um grupo de investidores, o veículo esportivo Lance vem tentando reencontrar sua posição em um cenário de mídia de intensas transformações.
O veículo, que nasceu como jornal impresso esportivo, em 1997, quer se posicionar perante o público não apenas como um canal digital de notícias, mas como um hub de negócios que tem, no centro de suas atividades, a paixão pelo esporte.
“Nossa missão, hoje, é procurar atender às demandas do torcedor brasileiro e, ao mesmo tempo, compreender essa mudança de comportamento, cada vez mais acelerada”, resume Rafael Kaczala, que assumiu o posto de CEO do Lance em setembro do ano passado.
Vindo da Warner Bros. Discovery e com passagens pelo Esporte Interativo e Rádio Globo, o executivo abraçou a ideia de reformular o grupo como um hub de negócios em que o conteúdo segue como o principal elemento, porém, como parte de uma estrura, que combina a oferta de experiências, vendas de produtos e prestação de serviços.
“A principal ideia que estamos procurando levar para dentro da empresa é a de que os torcedores não demandam apenas pelo conteúdo. Por isso, dividimos a estratégia em quatro verticais: conteúdo, produtos, serviços e experiências”, explica Kaczala.
Um torcedor que, por exemplo, acessa o site e as redes sociais do Lance para saber notícias sobre seu clube do coração pode, no próprio ambiente do portal, comprar passagens para ver o jogo de seu time em outra cidade ou para adquirir o último uniforme lançado com desconto. Essas negociações, que já compõem parte importante da receita do grupo, são elaboradas pelo departamento de parcerias do grupo, que procura aproximar os leitores e as marcas por meio de ofertas de diferentes produtos.
Em relação ao pilar de serviços, o CEO do Lance explica que a nova configuração dos direitos de transmissão esportiva obriga os produtores de conteúdo a ajudar os torcedores em sua jornada.
“Hoje, muitas pessoas não sabem qual emissora ou qual plataforma transmitirá o jogo de seu time. É nossa função, com a credibilidade do Lance, auxiliar o torcedor nesse processo, bem como na distribuição de informações importantes e confiáveis que ele sabe que só terá no veículo”, pontua.
O pilar de experiências é algo que ainda está em desenvolvimento no Lance. O CEO conta que o veículo pensa, por exemplo, em oferecer a experiência de torcedores jogarem nos estádios de seus times ou de participarem de outras vivências junto aos clubes.
Para 2024, um dos momentos de destaque do calendário será a cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris. Como parceiro do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o Lance pretende produzir conteúdos exclusivos junto ao Time Brasil e ajudar a difundir as modalidades olímpicas.
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