Assinar

Libra e Globo anunciam acordo pelo Campeonato Brasileiro até 2029

Buscar

Libra e Globo anunciam acordo pelo Campeonato Brasileiro até 2029

Buscar
Publicidade
Mídia

Libra e Globo anunciam acordo pelo Campeonato Brasileiro até 2029

Veículo passa a ter direito de exibir, com exclusividade e em todas as plataformas, os jogos que tiverem Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos, Atlético Mineiro, Grêmio, Vitória, Bahia e Red Bull Bragantino como mandantes


8 de março de 2024 - 12h20

Globo Libra

(Crédito: Reprodução/Facebook)

A Liga do Futebol Brasileiro Libra e a Globo comunicaram nesta sexta-feira, 8, um acordo pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro entre os anos de 2025 e 2029.

Pelo acordo, a Globo terá direito de exibir, com exclusividade, os jogos do Campeonato Brasileiro que tiverem, como mandante, os clubes Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos, Atlético Mineiro, Grêmio, Vitória, Bahia e Red Bull Bragantino, que fazem parte da liga atualmente.

O mesmo acordo pode ser estendido a outros clubes que venham a se tornar parte da Libra no futuro.

Em comunicado, o CEO da Libra, Silvio Matos, conta que o grupo conversou com todos os agentes do mercado e grupos de mídia. “Entendemos que o modelo de distribuição de conteúdo do Campeonato Brasileiro vai evoluir e teremos novas plataformas participando desta arena, mas pra isso fazer sentido estratégico e gerar mais valor financeiro, precisamos de passos anteriores como o alinhamento dos blocos comerciais, a aproximação para formação da Liga com todos os clubes, uma visão de produto e cuidado com inúmeros aspectos que precisam ser discutidos e definidos pelos clubes como fairplay financeiro, padronização da publicidade, calendário e muitos outros”, explicou.

Matos complementou dizendo que a Libra concluiu que a Globo não é penas a melhor parceria, como também é a empresa que mais conhece o futebol nacional.

“É o primeiro de um grande passo na continuidade desse trabalho. Seguimos acreditando na união de todos os clubes em favor de uma Série A cada vez melhor e mais competitiva”, diz Fernando Manual, diretor de direitos esportivos da Globo, também em comunicado.

O Campeonato Brasileiro e a Globo

A definição dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir do próximo ano é aguardada com expectativa pelos profissionais de mídia e também pelos torcedores, já que o cenário, a partir de 2025, será diferente do predominante nos últimos anos.

Por conta da chamada Lei do Mandante, cada clube de futebol conseguiu o direito de negociar, individualmente, as transmissões na mídia das partidas das quais for o mandante de campo. Até então, para transmitir um jogo, o veículo de mídia precisava ter um acordo assinado com os dois times que estivessem em campo.

O contrato da Globo com os clubes de futebol, que havia sido assinado antes da nova Lei do mandante entrar em vigor, termina neste ano. Portanto, já há algum tempo, teve início um movimento para iniciar as negociações pela transmissão a partir de 2025.

Os clubes de futebol, por sua vez, começaram a se organizar em blocos com o objetivo de ganhar força nas negociações pelos direitos de transmissão.

A Libra, que agora firmou acordo com a Globo, é o que agrega a maior quantidade de clubes que, atualmente, jogam as séries A ou B do Brasileirão.

Além dela, outro bloco estruturado é o Forte Futebol, do qual fazem parte Athlético Paranaense, Atlético Goianiense, Criciúma, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional e Juventude.

Um terceiro grupo, chamado União, agrega Botafogo, Coritiba, Cruzeiro e Vasco.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 já bate recorde comercial e garante 19 marcas

    BBB 25 já bate recorde comercial e garante 19 marcas

    Faturamento do reality da Globo já pode ter ultrapassado a casa dos R$ 600 milhões e deve ampliar as cifras após a estreia, no dia 13 de janeiro

  • MasterChef: confeiteiros terão que usar frutas verdes em ação da Stone

    MasterChef: confeiteiros terão que usar frutas verdes em ação da Stone

    Patrocinadora da edição Confeitaria do reality da Band, marca aproveita o programa para reforçar o apoio ao empreendedorismo