Assinar

Tribunal de Contas suspende licitação de OOH do Rio de Janeiro

Buscar

Tribunal de Contas suspende licitação de OOH do Rio de Janeiro

Buscar
Publicidade

Mídia

Tribunal de Contas suspende licitação de OOH do Rio de Janeiro

Órgão interrompe processo de concessão do mobiliário urbano, que recebeu documentos das empresas interessadas nesta semana e realizaria o pregão na próxima quarta, dia 9

e Thaís Monteiro
4 de outubro de 2024 - 20h31

O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) suspendeu a licitação pública pela concessão do mobiliário urbano na capital fluminense. O pregão estava marcado para ocorrer na quarta-feira, 9, na sede da B3, em São Paulo.

Out-of-home

A licitação envolve quatro lotes entre R$ 10 a 429 milhões (Crédito: Reprodução)

Ao Meio & Mensagem, o Tribunal de Contas esclareceu que o conselheiro e relator do processo da concorrência pública, Nestor Rocha, acatou uma representação da pessoa física Anselmo Nogueira Junior para que a Prefeitura preste esclarecimentos sobre o processo de licitação.

O relator tomou uma decisão monocrática que será analisada pelos demais conselheiros na próxima sessão da plenária do Tribunal, o que poderá manter ou não a suspensão da licitação. Segundo site do TCMRio, as sessões ocorrem às quartas-feiras, a partir das 14h30.

A licitação pública pelo mobiliário urbano do Rio de Janeiro envolve a concepção, desenvolvimento, fabricação, fornecimento, instalação, manutenção e conservação de quatro lotes, com concessão pelos próximos 20 anos.

As empresas de mídia out-of-home interessadas em participar da licitação tiveram até a quinta-feira, 3, para enviar os documentos necessários.

O primeiro lote envolve abrigos em pontos e paradas de ônibus e totens informativos (MUPIs). O valor mínimo de investimento é de R$ 436,5 milhões. A empresa que vencer a licitação para o lote deverá fazer a instalação e manutenção de, no mínimo, 695 abrigos em pontos e paradas de ônibus.

No segundo lote, estão inclusos 173 relógios eletrônicos digitais (REDs), com investimento mínimo de R$ 74,8 milhões.

O terceiro lote, cujo valor inicial é de R$ 80,2 milhões, se refere a instalação e manutenção de, no mínimo, 90 faces publicitárias nas estações da Bike Rio.

E o quarto lote inclui instalação e manutenção de faces publicitárias (no total 384,0 m² de área útil) nas estações e terminais do BRT. O valor mínimo é de R$ 64 milhões.

Segundo a Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), com a nova concessão, o Rio ganhará mais de 1.800 novos abrigos de ônibus, além da reforma dos equipamentos existentes. Além disso, 20% dos abrigos deverão contar com sistema de segurança, com câmeras e botão para ser acionado em caso de emergência; e 100% dos relógios digitais deverão ter medidores de umidade e vento instalados.

Além dos valores licitados por cada lote, a Prefeitura do Rio também receberá, durante a vigência dos contratos, uma remuneração variável sobre 5% do faturamento bruto das companhias que irão explirar os equipamentos de OOH da cidade.

Atualmente, os contratos de exploração do mobiliário urbano do Rio de Janeiro são com a Clear Channel e a JCDecaux.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Telecine cria sessão para ajudar pessoas a controlarem a ansiedade

    Telecine cria sessão para ajudar pessoas a controlarem a ansiedade

    Após pesquisa, que revela que muitas pessoas buscam filmes como alívio emocional, canal terá nova faixa de filmes todas as segundas-feiras

  • Após pagar multas, X pede volta ao Brasil

    Após pagar multas, X pede volta ao Brasil

    A empresa de Musk quitou as dívidas de R$ 28,6 milhões com a Justiça brasileira e aguarda autorização do STF para liberação da plataforma no País