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Maioria dos consumidores rejeita publicidade no streaming, diz pesquisa

Estudo realizado pela Hibou aponta, ainda, que 64% do público admite já ter deixado de assinar algum serviço de conteúdo


11 de dezembro de 2024 - 10h19

publicidade streaming

(Crédito: Shutterstck)

Embora a maior parte dos grandes streamings tenham recorrido à comercialização de anúncios publicitários para ampliar as fontes de receitas, boa parte do público não está satisfeito em ver mensagens comerciais em meio ao conteúdo que está assistindo.

Esse é um dos resultados extraídos de uma pesquisa feita pela Hibou, empresa especializada em avaliar o comportamento dos consumidores. Com base em entrevistas feitas com 2012 pessoas, no Brasil, a empresa procurou mapear as impressões dos consumidores das grandes plataformas de streaming.

De acordo com o estudo, 68% dos entrevistados são contra a presença de publicidade nos serviços que assinam, mesmo que os anúncios sejam de conteúdo da própria plataforma.

Somente 9% dos respondentes dizem que a presença de anúncios publicitários nos streamings é algo positivo.

Cancelamento dos serviços de streaming

Outro dado que a pesquisa da Hibou apontou é o alto índice de cancelamento das assinaturas de streamings: 64% dos respondentes disseram que já deixaram de assinar ao menos um serviço.

De acordo com a Hibou, a saturação do mercado, com diversas opções de streamings, bem como a situação econômica, vem fazendo com o que publico se sinta obrigado a fazer escolhas em relação às assinaturas que irão ou não manter.

Entre as razões apontadas para cancelar a assinatura de um streaming, 49% dos entrevistados apontaram a necessidade de economizar. Já 29% afirmaram ter cancelado um streaming por terem perdido o hábito de assistir enquanto 16% argumentaram que a razão foi a falta de qualidade do conteúdo oferecido.

A ausência de lançamentos atrativos também foi uma razão, apontada por 20% dos entrevistados.

A pesquisa apontou, também, como esses cancelamentos impactaram as principais plataformas de streaming do mercado. No caso dos entrevistados que cancelaram a Netflix, 45% apontaram como razão o custo-benefício enquanto 38% afirmaram que a plataforma ficou cara.

Já no caso de Max, o preço alto foi citado como o motivo para o cancelamento por 39% do público que cancelou o serviço. No caso do Globoplay, o motivo citado por 27% do público que deixou de assinar o serviço foi o catálogo limitado. Já em relação à Apple TV, 21% dos ex-assinantes citaram a falta de lançamentos como a razão para deixar de pagar a plataforma.

O que o público espera das plataformas de streaming?

A pesquisa também apontou o que os brasileiros esperam das plataformas de streaming que assinam. A grande variedade de filmes e séries, com acervos amplos, foi o item mais citado, lembrado por 77% dos respondentes.

Já 64% dos entrevistados citaram o preço acessível como principal características de um streaming. A capacidade de entregar sugestões personalizadas de conteúdo foi citada por 37%, enquanto 41% destacaram a interface intuitiva e uma boa experiência de navegação.

A pesquisa perguntou, ainda, quais são os gêneros preferidos dos brasileiros e o que eles mais assistem nas plataformas de streaming.

Nesse aspecto, as séries lideram com folga, sendo a preferência de 74% dos entrevistados, superando filmes e documentários.

Os respondentes, inclusive, demonstraram o apreço por poder maratonar os episódios, já que 76% preferem que todos os episódios de uma série sejam lançados de uma vez.

Entre os respondentes, 44% afirmaram que gostam de assistir às produções originais das plataformas que assinam.

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