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Mídia

Malhação traz engajamento com jovens para São Paulo

Campanha digital da nova temporada, a primeira na capital paulista, foi desenvolvida por universitários


22 de fevereiro de 2017 - 6h00

 

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Durante três dias, os alunos das escolas Miami Ad School, ESPM, Etec, USP e Escola de Notícias se reuniram na sede da emissora

Pela primeira vez em 22 anos, a novela Malhação será ambientada em São Paulo e terá sua campanha digital elaborada por várias mãos. A proposta de ação surgiu no Globo Lab, iniciativa que juntou 20 jovens de diferentes escolas de comunicação, audiovisual e design para pensar em uma solução.

Durante três dias, os alunos das escolas Miami Ad School, ESPM, Etec, USP e Escola de Notícias se reuniram na sede da Globo, em São Paulo, para participar de atividades com a equipe de comunicação da emissora e de criação da novela. No primeiro dia do encontro, na sexta-feira, 17, os estudantes ouviram o autor Cao Hamburger e o diretor Paulo Silvestrini, e depois foram divididos em grupo para criar a nova campanha.

O tema dessa temporada será diversidade. Com ela, o autor planeja trazer ao debate questões como gênero, raça, educação e deficiência. Após séries e longa-metragem, esse é o primeiro trabalho de Cao Hamburger em uma novela. “Eu achei legal essa novela porque é um universo que me interessa muito e que eu tenho uma certa intimidade, então eu achei que o risco seria menor”, comenta o autor.

“Essa vontade de falar sobre isso tem muito a ver com o momento que o Brasil está passando, de perceber a existência dessa demanda do brasileiro em falar sobre isso, em falar sobre a sua diversidade, em cada grupo pode colocar fortemente e fazer sua contribuição para a cultura”, afirma Cao. Para ele, essa é uma demanda que eles vêm sentindo há muitos anos e que a ideia é mostrar como é possível respeitar as diferenças.

Parte dessa demanda vem do público jovem e, por conta disso, universitários foram chamados para criar a campanha digital. Essa é segunda edição do Globo Lab, metodologia criada pela emissora para promover a troca, escuta e a cocriação com a nova geração, desenvolvida para ser aplicada em diversas áreas da empresa. A primeira edição, finalizada em 2016, gerou uma websérie que está sendo produzida para o portal Gshow.

“Os jovens têm um recorte da estratégia de lançamento da Globo, que são as redes sociais. Dentro desse recorte, a gente entende que é uma tentativa legal por parte da Globo de dialogar com quem produz conteúdo para essas mídias, tanto espontaneamente como intencionalmente, mas com bastante intimidade”, afirma Paulo Silvestrini, diretor da próxima temporada da novela. Para ele, essa é uma maneira da emissora estabelecer um diálogo com eles, ao invés de só propor.

Ainda como parte da ação de co-criação da campanha de lançamento, a Globo promoverá em março depoimentos de pessoas que têm suas trajetórias marcadas por essas diferenças tratadas na novela. As histórias responderão a perguntas como: “O que te faz diferente da maioria?” e “Que consequências isso teve na sua vida?”. A ação faz parte da plataforma ‘Tudo começa pelo Respeito’, criada no ano passado para mobilizar a sociedade.

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