Marcas e crowdfunding viabilizam Festival do Rio
Evento que começa nesta segunda-feira, 9, segue até o dia 19; Globo Filmes e Enel são os copatrocinadores
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Teresa Levin
9 de dezembro de 2019 - 18h41
Entre as marcas, a Globo Filmes e a Enel apresentam o Festival como copatrocinadoras, já o Sesc RJ e a Firjan são apoiadores institucionais. Novos parceiros se somaram ao evento, como Bondinho Pão de Açúcar, DoBem e a Submarino; Canal Brasil e Telecine, que são apoiadores há várias edições, mantiveram sua participação do Festival. O Ministério da Cidadania, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro também apoiam o Festival do Rio através das suas leis de incentivo.
Além da verba arrecadada com crowdfunding, dos patrocínios e apoios, os organizadores destacam que apoiadores da indústria do setor do audiovisual, de produção a distribuição e formação, foram também fundamentais para garantir a execução do Festival do Rio em 2019. Entre eles, estão Netflix, Paris Filmes, Casablanca, TeleImage, Ingresso.com, Instituto Olga Rabinovich, Videofilmes e SPCine. Vale lembrar que este é o primeiro ano em que a Petrobras não patrocina o evento; apesar de ter reduzido o valor investido no Festival nos últimos anos, em 2018 seu aporte foi de R$ 750 mil.Com a mobilização do público, da indústria e das marcas, mais uma vez será realizado o Rio Market. Nele, ao longo de seis dias, no hotel Rio Othon Palace, produtores, técnicos, profissionais, executivos da indústria criativa e estudantes vão se reunir para discutir as tendências no audiovisual brasileiro. Esta iniciativa conta com o apoio da Netflix para promover as rodadas de negócios e as sessões pitch. O Festival do Rio é considerado o maior evento do gênero na América Latina. Desde sua criação, foram exibidos 7 mil longas, incluindo filmes recém-premiados em festivais e mostras internacionais como Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros.
* Crédito da foto no topo: Bet_Noire/iStock
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