Assinar

Marcas no Facebook registram queda no número de seguidores

Buscar

Marcas no Facebook registram queda no número de seguidores

Buscar
Publicidade
Mídia

Marcas no Facebook registram queda no número de seguidores

Segundo estudo realizado pela Faap em parceria com a Socialbakers, cai o número de empresas da categoria Mídia e Notícias que impulsionam conteúdo


13 de maio de 2019 - 15h13

(Crédito: Fancycrave/Pexels)

O Facebook foi a plataforma social popular com a desaceleração mais acentuada no número de novas curtidas em páginas. Além disso, segundo o estudo Mídias Sociais 360º, desenvolvido pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP, em parceria com a Socialbakers, entre os segmentos analisados, a categoria “Marcas/Institucional” foi a que mais perdeu, em média, o número absoluto de curtidas no Facebook: 23% na comparação entre o primeiro trimestre de 2018 e o deste ano.

Outro ponto analisado pelo estudo foi a quantidade de páginas da categoria de “Mídia e Notícias” que impulsionaram conteúdo no primeiro trimestre do ano. Entre os publishers, apenas 2% investiram comprando mídia na plataforma. Já no segmento “Marcas/Institucional” a porcentagem de publicações patrocinadas é de 31% e no segmento “Bens de Consumo” é de 69%.

“Historicamente, o setor de “Mídia e Notícias” é o que menos patrocina posts, pois apesar do baixo alcance de publicações com links externos, essa categoria possui uma das mais altas porcentagens de compartilhamento espontâneo de suas publicações”, explica a professora da FAAP, Karina Bousso, que também desenvolve o estudo.v

Instagram
A plataforma de imagens e vídeos continua aumentando o número de usuários seguindo páginas oficiais. Ano passado, terminou com uma média de 1,4 milhão de seguidores entre as 100 marcas brasileiras com mais interações. No primeiro trimestre de 2019, o número subiu para mais de 1,5 milhão.

No entanto, a média de novos seguidores caiu entre o último trimestre do ano passado e os primeiros três meses de 2019 – de 166.383 para 141.905. Apesar disso, o saldo ainda é positivo, visto que nos mesmos meses iniciais de 2018, a média de novos seguidores de marcas era de 71.799.

Twitter
Após resultados negativos consecutivos, o Twitter vive uma nova fase. No último trimestre de 2018, os 100 perfis com mais interações da categoria “Não-Marcas”, que engloba celebridades, criadores de conteúdo e figuras públicas em geral, eram seguidos por uma média de pouco mais de três milhões de usuários. Esse número subiu para 3,3 milhões nos três meses iniciais de 2019.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas

  • Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra