Martech Academy atinge o marco de mil capacitações
Iniciativa da SoulCode Academy e do Meio & Mensagem formou mais de 20 turmas; para 2025, projeta turmas para PCDs e pessoas 50+, além de novas disciplinas
Martech Academy atinge o marco de mil capacitações
BuscarMartech Academy atinge o marco de mil capacitações
BuscarIniciativa da SoulCode Academy e do Meio & Mensagem formou mais de 20 turmas; para 2025, projeta turmas para PCDs e pessoas 50+, além de novas disciplinas
Giovana Oréfice
19 de março de 2025 - 6h53
A Martech Academy nasceu no final de 2021, fruto da parceria entre a SoulCode Academy e Meio & Mensagem, para transformar pessoas “não óbvias” do mercado em profissionais de tecnologia aplicada ao marketing. Quase quatro anos depois, o projeto ultrapassa a marca de mil pessoas capacitadas em todo o Brasil por meio de mais de 20 turmas.
Carmela Borst, fundadora e CEO da SoulCode Academy (Crédito: Arthur Nobre)
Dos formados, 57% são mulheres, e 52%, pretos e pardos. Desse público, 37% fazem parte da comunidade LGBTQIAPN+. Além disso, muitos alunos são de fora do eixo Rio-SP, de estados como Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Pernambuco.
“Quando olhamos para a diversidade, o tema da inclusão é muito importante. E a inclusão que fazemos é digital, em um País que é o último em competência digital da América Latina, segundo relatório do Banco Mundial”, declara Carmela Borst, fundadora e CEO da SoulCode Academy. Ela salienta o fomento da diversidade, inclusive, em um momento em que programas de diversidade têm sido colocados em xeque, sobretudo em empresas norte-americanas.
Diversos formandos foram contratados por companhias de variados setores, entre elas Accenture, C6 Bank, Claro, DM9 e Eletromidia. Outros, como é o caso de Chris Brayan, atuam como criador de conteúdo para as redes sociais, aplicando o aprendizado de martech à carreira de influenciador. O creator possui mais de 60 mil seguidores em seu perfil no TikTok.
A iniciativa tem o apoio de BETC Havas, Flora, Grupo de Mídia, Grupo Reckitt, Instituto Neooh, Santander e TNT Energy Drink. Segundo Carmela, essa é uma forma de colocar em prática programas relacionados à agenda ESG, e, ao mesmo tempo, trazer o tema de educação e empregabilidade para a indústria de comunicação e marketing.
Além disso, o programa conta com mentores sociais de empresas como Alpargatas, Coca-Cola, Microsoft e TikTok. E a Martech Academy também presta consultoria para marcas e agências junto aos formados.
Contudo, ainda há o desafio de trazer mais parceiros e marcas empregadoras. “As empresas não entendem a prioridade da inclusão digital e o quanto essa exclusão afeta os negócios”, alega Carmela. “Não é mais sobre programas de DEI. As empresas devem manter essas pessoas ‘não óbvias’ e atraí-las como marca empregadora, pois essa é uma questão econômica”.
A Martech Academy abrirá, neste ano, turmas exclusivas para pessoas com deficiência. O bootcamp Marketing Sem Fronteiras oferecerá 50 bolsas de estudo para a formação em Análise de Mídia e Performance com Inteligência Artificial.
A campanha e identidade visual da iniciativa foram desenvolvidas pela BETC Havas, bem como o conceito “Nossa pauta é um mercado mais inclusivo”. As inscrições podem ser feitas até 24 de março no site oficial do Marketing Sem Fronteiras.
Carmela aponta que a indústria de comunicação e marketing ainda carece de pessoas com deficiência, sobretudo em termos de inclusão digital. “As diversidades são tão plurais e é isso que o mundo precisa estar atento: existem multi diversidades em uma única pessoa”, reforça.
Também prevê turmas exclusivas para pessoas 50+ e a inauguração de uma carreira voltada para a formação de cientistas em creator economy. A disciplina prevê uma qualificação holística, cobrindo dados de criação de conteúdo, engajamento, KPIs e até mesmo o uso de inteligência artificial no segmento.
Compartilhe
Veja também
A ascensão dos “news influencers” e como isso impacta o jornalismo
Relatório Global Ad Trends, da Warc, estima queda de 33,1% em relação a 2019 nos investimentos globais em veículos de notícias
TikTok Live terá programa semanal de receitas
Projeto acontece em parceria com criadores do nicho de culinária e conteúdo ficará disponível no canal da plataforma