Masterchef retorna com nova dinâmica e 19 marcas
Reality show culinário volta à grade da Band no próximo dia 14, com vencedores semanais e boa aceitação comercial
Masterchef retorna com nova dinâmica e 19 marcas
BuscarMasterchef retorna com nova dinâmica e 19 marcas
BuscarReality show culinário volta à grade da Band no próximo dia 14, com vencedores semanais e boa aceitação comercial
Bárbara Sacchitiello
29 de junho de 2020 - 18h54
Em março, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o novo coronavírus como uma pandemia, a Band teve de interromper os trabalhos de pré-produção da nova temporada do MasterChef, que naquele momento estavam sendo desenvolvidos à todo vapor. No ar desde 2014, o reality culinário se tornou um dos principais produtos da grade da emissora, devido ao seu potencial duplo de atração: além de agradar a audiência, a competição entre cozinheiros também têm sido um imã para anunciantes.
Por esse motivo, a Band não esperou o período de quarentena terminar para dar continuidade à viabilização do programa, realizado em parceria com a Endemol Shine Brasil, detentora do formato. Desde meados de junho, a emissora deu início às gravações da sétima temporada do programa, cuja estreia está marcada para 14 de julho.
“Desde o início da quarentena, a produção do Masterchef passou a contar com uma comissão multidisciplinar formada por médicos de trabalho, infectologistas e profissionais da área, que atuaram na implementação de normas de saúde em todos os estádios da produção”, conta Antonio Zimmerle, diretor nacional de programação da Band.Entre os processos adotados, segundo o executivo, estão a aferição diária de temperatura dos colaboradores, restrição de pessoas no estúdio, estações de higienização e uso obrigatório de máscaras. As medidas são as mesmas adotadas pela Endemol Shine Group na retomada das versões do Masterchef na Austrália e na Espanha, que também ocorrem nesse período.
A maior mudança, no entanto, está na dinâmica do programa. Antes estruturado em uma competição de longo prazo – a cada episódio semanal, um competidor era eliminado até que, na final, restasse um vencedor – agora a atração terá um vencedor a cada episódio. “A cada programa, levaremos para a cozinha oito candidatos que disputarão até duas fases em busca do prêmio. Desta vez, teremos um vencedor por programa e o valor do prêmio será dividido entre o campeão e uma instituição de caridade”, conta o executivo. Para vencer as provas e o episódio, o participante terá que conquistar o paladar dos jurados Eric Jacquin, Paolla Carosella e Henrique Fogaça – que, agora, julgarão os pratos de forma individual.
Apesar dos efeitos econômicos gerados pela Covid-19 terem deixado os anunciantes mais receosos, a Band não sentiu essa retração em relação ao interesse pelo Masterchef. A nova temporada do reality que estreia na grade em julho terá a participação de 19 marcas: Amazon, Aurora, Brastemp, Cacau Show, Camil, Eisenbahn, Estácio, Kitano, L’OR, PicPay, Renata, Tramontina e Young Live Essential Oils entram como patrocinadores, enquanto outras seis empresas também adquiriram cotas de merchandising e de participação. São elas: Oxford Porcelanas, Piracanjuba, Samsung, UOL, Veja e Vinícola Garibaldi.
A íntegra desta reportagem está publicada na edição semanal de Meio & Mensagem, que pode ser acessada gratuitamente pela plataforma Acervo, onde também está disponível a consulta a todas as edições anteriores que circularam nos 42 anos de história da publicação. Também está aberto a todo o público, gratuitamente, o acesso à versão digital das edições semanais de Meio & Mensagem, no aplicativo para tablets, disponível nos aparelhos com sistema iOS e Android.
Compartilhe
Veja também
BBB 25 já bate recorde comercial e garante 19 marcas
Faturamento do reality da Globo já pode ter ultrapassado a casa dos R$ 600 milhões e deve ampliar as cifras após a estreia, no dia 13 de janeiro
MasterChef: confeiteiros terão que usar frutas verdes em ação da Stone
Patrocinadora da edição Confeitaria do reality da Band, marca aproveita o programa para reforçar o apoio ao empreendedorismo