Assinar

Meio digital estabiliza jornais em 2014

Buscar

Meio digital estabiliza jornais em 2014

Buscar
Publicidade
Mídia

Meio digital estabiliza jornais em 2014

Apesar de queda nos números de circulação impressa, versões digitais crescem e ampliam importância dos veículos, segundo IVC; Instituto apresenta novo posicionamento


10 de abril de 2015 - 1h35

A tendência de queda nos números de circulação não poupou as revistas e jornais impressos brasileiros em 2014. Mas, se o papel vem trazendo resultados não muito animadores, a área digital consegue, por outro lado, se provar como o novo meio de consumo para um público que ainda tem amplo interesse pela informação.

O balanço da circulação de jornais e revistas divulgados nesta terça-feira, 10, pelo IVC, mostram que o digital vem ganhando maior representatividade para o setor. No meio jornal, as vendas de assinaturas digitais foram responsáveis por deixar a média de circulação anual dos veículos brasileiros praticamente estáveis no ano passado, na comparação com 2013.

De acordo com os dados do Instituto – que considera o período entre janeiro e novembro de 2014 – os jornais brasileiros tiveram uma circulação média de 4.392.567 de exemplares. O número é praticamente o mesmo (com variação negativa de 0,02%) na comparação com o mesmo período de 2013, quando a média de circulação foi de 4.393.434. Nesse total, estão contempladas tanto as edições impressas quanto às digitais. Atualmente, as edições digitais já respondem pela fatia de 11,4% do total de exemplares em circulação no Brasil. Em dezembro do ano passado, essa fatia chegou a 15,1%.

Ainda em relação aos jornais, o IVC apontou um crescimento de 7,5% no total de assinaturas em 2014. Quando se analisa isoladamente a quantidade de assinaturas digitais, o aumento é ainda maior (118% mais na comparação com 2013). Em contrapartida, o número de vendas de exemplares em bancas caiu 7,6%.

“Os números consolidaram um movimento que já vínhamos observando há muito tempo. Os jornais que possuem modelo de assinatura digital já começam a se beneficiar dessa área, enquanto aqueles mais dependentes de venda avulsa enfrentam mais dificuldades”, explicou Pedro Silva, presidente executivo do IVC.

Revistas
A mesma força do segmento digital observada no meio jornal vem acontecendo com as revistas, de acordo com o IVC. Enquanto a circulação impressa das revistas sofreu uma queda de 9,6% no ano passado, a digital cresceu 42,3% no período, na comparação com 2013. Hoje, o digital responde por 5% do total de circulação das revistas no Brasil.

Na opinião de Pedro Silva, ainda é cedo para prever se se a circulação digital irá inverter a tendência de queda do meio, mas é certo que as plataformas digitais dos veículos ganhem maior importância e audiência com o passar do tempo. Apesar de sua força, o meio digital não conseguiu impedir que, na média geral, as assinaturas das revistas sofressem uma queda de 3,2% no período. As vendas avulsas também caíram, tendo uma retração de quase 20%.

wrapswraps

Novo posicionamento do IVC
A fim de se posicionar como um instituto de aferição multiplataforma, o IVC apresentou um redesenho de sua marca, seu posicionamento junto ao mercado e até mesmo de seu nome. Agora, em vez de Instituto Verificador de Circulação, o órgão passa a ter o nome de Instituto Verificador de Comunicação. “Essa mudança não representa aquilo que gostaríamos de ser, mas reflete a realidade que já estamos vivenciando junto ao mercado, que é a de oferecer dados que contemplem as mais diversas plataformas de comunicação”, explicou João Ciaco, presidente do Conselho do IVC.

Desenhada pela Loducca, a nova marca do Instituto também tenta transmitir uma imagem de modernização e maior conexão aos meios digitais. A mudança do nome e da imagem do IVC será comunicada ao mercado com uma campanha, que reforçará os múltiplos serviços oferecidos pelo órgão, desde a aferição de audiência online até as mensurações de web, mobile, eventos e aplicativos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Fox diz ter vendido todos os anúncios para o Super Bowl de 2025

    Fox diz ter vendido todos os anúncios para o Super Bowl de 2025

    Emissora de TV cobrou cerca de US$ 7 milhões por cada comercial de 30 segundos no grande evento da NFL, marcado para 9 de fevereiro

  • Globo adquire controle da Eletromidia e avança no out-of-home

    Globo adquire controle da Eletromidia e avança no out-of-home

    Grupo de mídia, que já era dono de 27% das ações da empresa, assume mais 47% do negócio, passando a controlar a operação de OOH