Memórias e futuro: a estratégia das mensagens de 100 anos de Globo
Diretor de marca e comunicação da Globo, Manuel Falcão explica como a empresa estruturou a celebração na conexão com o público brasileiro
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Bárbara Sacchitiello
20 de fevereiro de 2025 - 10h51
Manuel Falcão, diretor de marca e comunicação da Globo, explica sobre o conceito das campanhas dos 100 anos da empresa (Crédito: João Cotta/Globo)
Do ponto de vista do marketing e da comunicação, os 100 anos da Globo, completados em 2025, são um desafio. Não apenas pela importância da data e do veículo de mídia, como pelo fato de a festa, na verdade, envolver diversos aniversários de marcas do mesmo grupo.
O centenário – que na verdade considera a data da primeira publicação do jornal O Globo, em 1925 – contempla a celebração dos 80 anos da rádio Globo, 60 anos da TV Globo, 25 anos do jornal Valor Econômico e 10 anos da plataforma de streaming Globoplay.
Por isso, na hora de apresentar ao público a campanha de comemoração desse ano especial, o departamento de comunicação da Globo teve o desafio de dar espaço a cada um dos aniversariantes e, ao mesmo tempo, reforçar que todos são parte de uma mesma unidade.
“O projeto dos 100 anos de globo é uma iniciativa de muitas marcas, que são interdependentes, mas que têm autonomia para celebrar suas datas e seus momentos especiais”, revela Manuel Falcão, diretor de marca e comunicação da Globo.
Para criar uma unidade sobre a qual serão celebrados todos os aniversários, a equipe de marca e comunicação da Globo começou a trabalhar desde 2023 na definição de um conceito de comunicação que destacasse a trajetória do grupo e sua relação com o Brasil.
Por isso, nesta semana, a Globo colocou no ar a segunda etapa do comercial de comemoração dos 100 anos. Narrada por William Bonner, a peça relembra diversos momentos históricos da programação da TV Globo, do jornal O Globo, da rádio e do Globoplay, vistas pelos espectadores e pelos brasileiros.
Falcão comenta que a produção da campanha procurou destacar todos os veículos da casa e fazer uma transferência de perspectiva. Se no primeiro comercial, lançado em janeiro, a Globo falava sobre sua própria trajetória, agora o grupo quis mostrar como seu conteúdo foi consumido pelo público.
“Dos mais jovens aos mais velhos, pessoas de todas as classes sociais e de diferentes lugares, todos tiveram algum contato e algum momento vivenciado junto a um conteúdo da Globo. Fizemos uma viagem no tempo, que começa falando sobre o futuro e que, depois, volta para relembrar importantes momentos”, conta o diretor.
Na elaboração do conceito, inclusive, mais do que repassar a trajetória da empresa da família Marinho, a proposta era exaltar a conexão com o Brasil e sua população. Segundo Falcão, a ideia era reforçar a Globo como uma marca focada no brasileiro, que ao longo dos anos foi se moldando para conseguir estar onde as pessoas estão.
“Do jornal ao digital, hoje somos uma empresa de conteúdo líquido, que pode ser consumido de diversas formas, sempre focada no brasileiro. Carregamos isso desde o início de nossa existência e, agora, criamos que um conceito que amarasse esse compromisso”, conta.
Além das campanhas publicitárias, a agenda de celebração do centenário conta com eventos e conteúdos especiais. Um dos momentos principais do ano comemorativo será em abril, quando a TV Globo completará seis décadas no ar.
Para a ocasião, a emissora prepara uma espécie de maratona televisiva, que começará na sexta-feira, 25, dia exato do aniversário da emissora, e terminará na noite de segunda-feira, 28, com um show especial.
Durante essas 60 horas, todos os programas da grade serão dedicados especialmente à celebração da Globo. Não há, segundo o diretor, uma pauta única para todas as apresentações: cada programa, seja de auditório ou jornalístico, poderá elaborar quadros e matérias que contenham tópicos específicos da trajetória da Globo, de acordo com seu olhar.
Já o show dos 60 anos da TV Globo, que acontecerá no Rio de Janeiro, será uma mistura de apresentações ao vivo de artistas e elenco da casa com reportagens produzidas a respeito da programação e transformação da emissora de TV aberta ao longo de seis décadas.
O diretor antecipa, ainda, que no calendário de 2025 estão previstas festas e eventos de celebração com parceiros comerciais e com o elenco da casa. Os funcionários também ganharão seu destaque na homenagem, com fotos exibidas no encerramento dos programas da casa, a partir de abril. Outra comemoração será com uma apresentação de uma orquestra, que irá apresentar temas de novelas clássicas da Globo. Ainda não foi definido o mês da apresentação.
O Criança Esperança, que chega a sua 40ª edição em 2025, será também palco para o resgate das comemorações do centenário.
“A ideia é que, ao longo de todo o ano, algum conteúdo Globo sempre esteja celebrando a data. Estamos desenvolvendo, ainda, uma trilha especial para o Globoplay, que terá seu momento especial de celebração mais para o fim do ano. A ideia é sempre trabalhar o conceito sobre essa guarda-chuva de celebração da Globo junto aos brasileiros”, conclui.
Até mesmo a transmissão do show de Lady Gaga, que acontecerá na Praia de Copacabana, em maio, será aproveitado para a celebração do centenário. Falcão adiantou que a equipe ainda está planejando como envolver o evento na agenda comemorativa.
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