Mercado cresce 2,4% e reduz projeções
Resultado semestral do Projeto Inter-Meios revela crescimento de investimento de verbas em mídias menor que o esperado
Resultado semestral do Projeto Inter-Meios revela crescimento de investimento de verbas em mídias menor que o esperado
Meio & Mensagem
26 de agosto de 2013 - 8h50
Um primeiro semestre aquém das expectativas e veículos apreensivos sobre os investimentos até o fim do ano. Esse é o panorama revelado pelo balanço de janeiro a junho de 2013, segundo o Projeto Inter-Meios, coordenado pelo Meio & Mensagem. No total, o mercado cresceu 2,4% em relação ao primeiro semestre de 2012, somando R$ 14,63 bilhões neste ano.
Os meios que mais cresceram foram cinema (13,7%) e mídia exterior (11,51%), e os que mais caíram foram internet (-15,1) e guias e listas (-28,6%). Portais de internet alertam, no entanto, para a ausência de players importantes do mercado na auditoria de receitas do projeto, jogando os números para baixo.
Para precisar ainda mais as verbas conforme veículos, o Projeto Inter-Meios referente a julho contará com uma área específica que irá separar investimentos digitais em dois critérios. Uma análise focará o que se denominou “internet pura”, com veículos essencialmente digitais. Outra reportará o desempenho do que se convencionou chamar “internet/outras mídias”, com números vinculados a meios tradicionais, como jornal, rádio e TV.
Ccoordenadores do Projeto Inter-Meios e os dirigentes do Interactive Advertising Bureau do Brasil (IAB) também planejam, com a colaboração da PricewaterhouseCoopers, realizar um estudo anual que calcule os investimentos na internet contemplando as verbas dirigidas a Buscapé, Facebook e Google – os principais players ausentes do levantamento oficial.
Os resultado de janeiro a junho de 2013 fizeram representantes dos diferentes meios reverem metas para o acumulado do ano. O setor de guias e listas espera queda de 25% e revistas, menos 2%. Internet e jornal esperam fechar o ano estáveis na comparação com 2012. Mídia exterior e TV aberta esperam crescer 6% cada, e rádio, 8%. Tanto os setores de cinema como TV paga esperam crescer 10%. A média total indica crescimento de 4,5% até o fim do ano.
A íntegra desta matéria, com depoimentos e análises de representantes de todos os meios, está publicada na edição 1574, de 26 de agosto, exclusivamente para assinantes, disponível nas versões impressa e para tablets do Meio & Mensagem.
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