Mercado fatura R$ 11,8 bi até maio
Resultado do Projeto Inter-Meios aponta um crescimento de 1,79% no faturamento da mídia nacional em comparação ao mesmo período de 2012
Resultado do Projeto Inter-Meios aponta um crescimento de 1,79% no faturamento da mídia nacional em comparação ao mesmo período de 2012
Bárbara Sacchitiello
24 de julho de 2013 - 5h35
Entre os meses de janeiro e maio deste ano, os investimentos em mídia do mercado publicitário brasileiro alcançaram o montante de R$ 11,87 bilhões, quantia 1,79% maior do que a registrada nos cinco primeiros meses de 2012. Os dados foram extraídos do mais recente relatório do Projeto Inter-Meios e apontam uma estabilidade da indústria em comparação ao ano anterior, quando os investimentos em mídia, até o mês de maio, haviam alcançado o montante de R$ 11,66 bilhões.
O meio com melhor desempenho no período foi a mídia exterior, que encerrou os cinco primeiros meses de 2013 com faturamento 10,16% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior. Esse bom desempenho já era esperado pelo mercado por conta, sobretudo, do retorno do mobiliário urbano na cidade de São Paulo, que reativou a comercialização publicitária de alguns espaços públicos, movimentando o setor.
Na sequência, os meios com melhor desempenho neste relatório do Inter-Meios foram o Rádio, com 7% de crescimento, Cinema (com alta de 6,7% em seu faturamento) e TV Aberta, com 4,6% de alta. A TV por assinatura também registrou uma ligeira alta de 2,7% em seu faturamento nos primeiros cinco meses deste ano.
Todos os demais meios, no entanto, tiveram uma retração em seu faturamento, na comparação com o mesmo período do ano de 2012. A queda mais expressiva foi percebida na categoria Guias & Listas, que apresentou redução de 25,2% no faturamento. O meio Internet também teve uma retração, diminuindo seu faturamento em 14,2%. Jornal também recuou (-4,6%), assim como Revistas (- 8,5).
Não houve mudanças significativas em relação à participação dessas mídias no bolo publicitário. A TV aberta continua na liderança absoluta do setor, angariando 66,8% de toda a verba de mídia. Na sequência aparecem os Jornais, com participação de 11%, Revistas (com 5,3% de participação), Internet (4,28%) e TV por Assinatura (4%).
O Projeto Inter-Meios é um relatório de investimento em mídia realizado pela PricewaterhouseCoopers com exclusividade para o Meio & Mensagem, que coordena a iniciativa. O relatório mede, mês a mês, os investimentos em veiculação feitos pelos anunciantes na mídia brasileira, a partir de informações dos próprios veículos.
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