Mercado Livre lidera menções de marcas no início do BBB 25
Responsável pela primeira prova da atual edição, plataforma de marketplace garante o maior volume de comentário nas redes sociais nos primeiros dias da atração
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Bárbara Sacchitiello
17 de janeiro de 2025 - 16h07
O BBB 25 estreou nesta semana, na Globo, já com com algumas marcas. Além de ser a primeira edição do reality sem o comando de Boninho, diretor que deixou a emissora no fim de 2024, a atual temporada do programa também é a primeira disputada por duplas, que ingressaram na casa na segunda-feira, 13, para disputar o prêmio da atração e, também, o carinho do público.
Nesses primeiros dias de confinamento, algumas dinâmicas importantes já aconteceram na casa, como a primeira prova que garantia imunidade a uma das duplas, além da tradicional prova do líder.
Da noite de 13 de janeiro, quando a Globo exibiu a primeira edição do BBB 25, até às 9h do dia 15, quarta-feira, o Mercado Livre foi a marca que mais conseguiu chamar a atenção do público nas redes sociais e garantir menções relacionadas ao reality.
O resultado é parte do relatório da Stilingue by Blip, que, mais uma vez, a empresa de monitoramento de redes sociais realizada para o Big Brother Brasil, cujos resultados são divulgados em primeira mão por Meio & Mensagem.
Para este ano, a Stilingue by Blip realizou algumas mudanças nas metodologias para aferir as menções de marcas e de temas relacionados ao reality show da Globo.
A empresa faz a coleta de publicações orgânicas, respeitando as APIs das plataformas, utilizando palavras-chave de contexto relacionadas ao programa, como BBB e “bbb25” e suas variáveis. As menções às marcas através de hashtags de campanha, como #MarcaNoBBB, não são mais contabilizadas no ranking a não ser que contenham as palavras-chave de contexto no texto da publicação.
Após essa coleta, as publicações são classificadas em mais de 200 temas, permitindo uma análise detalhada dos principais assuntos, como atrações, temáticas e marcas citadas.
A metodologia tem o objetivo de fazer um social listening abrangente, monitorando canais como X (Twitter), Facebook, Instagram, blogs, portais, BlueSky, Fóruns, Reclame Aqui e YouTube. Os rankings que apresentamos refletem o volume de menções associadas ao evento e há também a contabilização do número de usuários únicos.
No período analisado pela Stilingue by Blip, que abrange os primeiros três dias de BBB 25, foram coletadas mais de 1,011 milhão de conversas sobre o universo do reality nas redes sociais, postadas por 328 milhões de usuários.
O X (antigo Twitter) é a rede social que concentra praticamente toda a conversa em tempo real sobre o BBB. De todos os posts sobre o reality da Globo mapeados pela Stilingue by Blip, 96% foram publicados no Twitter.
O Instagram concentrou 2,1% do volume das publicações sobre o BBB 25, seguido pelo Facebook, com 1% do volume.
Nesse primeiro mapeamento, o Mercado Livre se destacou como a marca mais relacionada, em relação ao BBB. A empresa foi a responsável por realizar a primeira prova patrocinada da edição deste ano, exibida na noite de terça-feira, 13. A dinâmica garantia a imunidade da semana para a dupla vencedora.
De acordo com a empresa de monitoramento, porém, o buzz de Mercado Livre não foi tão positivo: cerca de 33% dos posts questionaram uma possível falta de criatividade na elaboração da prova, enquanto 15% elogiaram a dinâmica.
Em segundo lugar, como marca com mais menções, aparece a Claro, que patrocina o BBB neste ano e que fez uma forte campanha nas redes sociais para divulgar o acesso ao Globoplay, pelo qual o público pode acompanhar o reality ao vivo.
Na terceira posição ficou uma marca que ainda nem apareceu no programa, mas que conseguiu fazer barulho na estreia. O iFood escolheu Boninho para estrear um comercial, bem na noite da primeira edição do BBB, em que o ex-diretor aparecia em casa, comentando que, desta vez, iria curtir o programa de seu sofá, pedindo iFood.
Veja, abaixo, o ranking das 10 marcas mais citadas nos primeiros dias de BBB 25:
As 10 marcas mais citadas nos primeiros dias de BBB 25 | ||
Marca | Percentual de Menções | Usuários Únicos |
Mercado Livre | 16,74% | 3.166 |
Claro | 6,11% | 134 |
iFood | 5,36% | 1.012 |
Chevrolet | 5,05% | 956 |
McDonald’s | 3,18% | 720 |
Rexona | 2,91% | 462 |
MRV | 1,78% | 416 |
Seara | 1,70% | 229 |
Pantene | 1,43% | 292 |
Electrolux | 1,06% | 2000 |
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