Valeria Contado
18 de outubro de 2024 - 11h31
Palmeiras e Red Bull Bragantino fazem parte da Libra e estarão na programação de futebol da Globo (Crédito: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
Diferentemente do que aconteceu neste ano, os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro – principal competição de futebol nacional – estarão divididos em dois grandes grupos a partir de 2025.
Assim, os clubes que estão na Libra fecharam com a Globo um acordo de exclusividade para exibição das partidas em que são mandantes, conforme a Lei do Mandante, sancionada em 2021. Desse modo, a empresa de mídia terá 38 jogos em sua grade na TV aberta e 76 na TV por assinatura. Isso significa que a quantidade de jogos e inserções publicitárias não diminuiu, apenas as opções de escolha de partida.
Já os que estão com a Liga Forte União (LFU) optaram por vender suas partidas em três players: Record, na TV aberta, CazéTV, no YouTube, e Prime Video, no streaming.
Futebol na Globo
Mesmo com a divisão de partidas com a LFU, a Globo teve um crescimento no valor de suas cotas para 2025, em comparação a este ano.
A cota atual do Brasileirão foi comercializada por pouco mais de R$ 260 milhões para entregas na TV aberta e nas plataformas digitais, como Viu, Globoplay e GE. Já para 2025, dependendo do pacote, o valor pago pelo anunciante pode chegar a R$ 269 milhões.
Ao todo, a empresa de mídia disponibilizou oito espaços de patrocínio, com formatos diversos. Com isso, somente com a Série A do Campeonato Brasileiro, a Globo pode lucrar cerca de R$ 2 bilhões.
Além disso, a empresa de mídia já confirmou que seguirá com os jogos da seleção brasileira masculina em sua grade. Com amistosos e partidas das eliminatórias da Copa do Mundo, cada cota disponibilizada pela empresa custará, em média, R$ 30 milhões.
Nesse caso, serão quatro espaços com entregas em TV aberta, Globoplay, digital e Viu, com inserções de março a novembro. Essas competições podem gerar à empresa aproximadamente R$ 122 milhões.
Nenhum desses valores incluem cotas direcionadas para SporTV, que são negociadas de forma separada.