Meta anuncia nova política para anúncios feitos por IA
A partir de 2024, anunciantes terão que sinalizar quando o conteúdo publicitário for alterado digitalmente e o descumprimento das regras podem causar sanções
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BuscarA partir de 2024, anunciantes terão que sinalizar quando o conteúdo publicitário for alterado digitalmente e o descumprimento das regras podem causar sanções
Meio & Mensagem
9 de novembro de 2023 - 16h55
A Meta divulgou a nova política para ajudar os usuários do Facebook e Instagram a entenderem quando anúncios sobre questões sociais, políticas e eleições foram criados ou alterados digitalmente, inclusive por meio de inteligência artificial. O anúncio ocorreu na quinta-feira, 8, e as diretrizes entram em vigor globalmente a partir do próximo ano.
Os anunciantes terão que divulgar sempre que a propaganda tiver uma imagem ou vídeo realista, ou áudio com som realista, que tenha sito criado digitalmente. Também precisam sinalizar quando o conteúdo passar por alteração para descrever pessoa real dizendo ou fazendo algo que não disse ou fez.
Além disso, será necessário indicar quando o anúncio retratar uma pessoa, com aparência realista, que não existe de verdade; evento que não aconteceu; ou quando modificar a gravação de um evento real. A Meta estipulou ainda que será preciso apontar quando o material descrever um evento verdadeiro que supostamente tenha ocorrido, mas que não seja uma imagem, vídeo ou gravação de áudio real.
Segundo a companhia, os anunciantes não precisarão divulgar quando a criação ou alteração digital dos conteúdos não forem “relevantes ou substanciais” para a afirmação ou questão central no anúncio. Isso inclui, em outras palavras, ajustes no tamanho ou recorte de uma imagem, correção de cor ou nitidez da foto.
A partir das sinalizações dos anunciantes, a Meta afirmou que incluirá informações aos usuários sobre as características das propagandas. Esses detalhes também vão aparecer na Biblioteca de Anúncios.
“Se determinarmos que um anunciante não estiver divulgando conforme as orientações, não aceitaremos o anúncio. O descumprimento repetido desse direcionamento poderá resultar em sanções contra os anunciantes”, ressaltou a dona do Facebook e Instagram.
Por fim, a companhia ressaltou que, “como sempre”, remove materiais que violam as políticas, independentemente se a produção for por IA ou não. “Nossos parceiros de checagem de fatos independentes analisam e classificam desinformações virais. Não permitimos que um anúncio seja veiculado caso seja classificado como falso, alterado, parcialmente falso ou sem contexto”, ressaltou em nota.
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