Meta cria merchandising da NFL para avatares no Super Bowl
Usuários do Facebook, Instagram e Messenger obtêm novos visuais digitais em 3D, incluindo camisetas dos Rams e Bengals, que estão na final da NFL
Meta cria merchandising da NFL para avatares no Super Bowl
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Por Garett Sloane, do AdAge*
A Meta, ex-Facebook, deu início aos seus planos comerciais para o Super Bowl com o lançamento de um produto na segunda-feira, 31, que permite que os fãs decorem seus avatares online com merchandising virtual da NFL. A atualização não permitiu uma primeira olhada no comercial da Meta no Super Bowl, mas foi uma pista de que o anúncio se vincularia ao metaverso, conceito no qual, Mark Zuckerberg, CEO, apostou para o rebranding do Facebook no ano passado.
A promoção da NFL fez parte de um conjunto mais amplo de mudanças nos avatares, que têm um novo visual 3D, mais opções para tons de pele e características faciais e opções para os usuários adicionarem cadeiras de rodas e aparelhos auditivos. Avatares — representações digitais que as pessoas criam de si mesmas — poderão usar uma camiseta representando um dos times do Super Bowl, os Rams ou os Bengals, ou uma camiseta genérica do Super Bowl LVI.
“Vemos o metaverso como um mundo digital interconectado, que une VR e AR, com certeza, mas também plataformas mais familiares, como seu telefone e computador”, disse Aigerim Shorman, gerente geral de avatares e identidade da Meta, em um post no blog na segunda-feira. “Ter o mesmo avatar em todas as nossas plataformas é um passo inicial para tornar isso realidade, e estamos trabalhando para isso há muito tempo. Esperamos que seu novo ‘eu virtual’ permita que você se represente online da maneira que deseja ser representado”.
Facebook Inc. adota nome Meta
Um porta-voz da Meta afirmou que a atualização do avatar não estava diretamente ligada ao comercial do Super Bowl, mas que a realidade virtual e o metaverso faziam parte do foco geral da próxima campanha.
A partir de agora, os avatares 3D substituirão os modelos mais antigos nos EUA, Canadá e México. Isso significa que os avatares originais no Facebook, Instagram e Messenger terão automaticamente o novo visual. Pode parecer uma pequena atualização, mas os avatares são um dos principais pontos de entrada para o metaverso. Os avatares são como as pessoas aparecem em mundos de jogos e aplicativos de realidade virtual. Eles também podem usar roupas virtuais e produtos digitais de grife, que as marcas vêm criando.
Em outubro, o Facebook mudou seu nome para Meta para se concentrar mais em plataformas virtuais além das mídias sociais. O Facebook também mudou o nome dos dispositivos de realidade virtual Oculus Quest para Meta Quest. Em novembro, a Meta lançou sua primeira campanha de marca associada ao metaverso.
A mudança de marca para uma empresa do “metaverso” criou uma confusão de identidade para a Meta. Nem todos estão familiarizados com as plataformas de internet de última geração que compõem o chamado metaverso. O comercial da Meta no Super Bowl, que já está confirmado que irá ao ar, pode ser uma chance de apresentar mais pessoas à sua visão. No ano passado, a Meta escolheu uma nova agência, a Spark Foundry, da Publicis, para liderar seu planejamento de mídia.
Facebook explica seu plano sobre metaverso
A Meta não só tem que explicar o metaverso para os consumidores, mas também para as marcas. A companhia planeja reunir marcas em 17 de fevereiro, menos de uma semana após o Super Bowl, para discutir oportunidades no metaverso, de acordo com anunciantes convidados, que falaram sob condição de anonimato ao Advertising Age. Na semana passada, o Insider descreveu a reunião como o “primeiro grande passo do metaverso da Meta”.
O comercial da Meta no Super Bowl será o segundo. Em 2020, o Facebook promoveu Grupos em um comercial do Super Bowl com Sylvester Stallone e Chris Rock. A nova campanha do Super Bowl é a primeira de Alex Schultz, que virou diretor de marketing em setembro de 2020.
*Tradução: Amanda Schnaider
**Crédito da imagem no topo: Reprodução
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