Meta lança “Threads”, rede social para concorrer com Twitter
Integrado ao Instagram, novo aplicativo permitirá a publicação de textos de até 500 caracteres, além de fotos, links e vídeos
Meta lança “Threads”, rede social para concorrer com Twitter
BuscarMeta lança “Threads”, rede social para concorrer com Twitter
BuscarIntegrado ao Instagram, novo aplicativo permitirá a publicação de textos de até 500 caracteres, além de fotos, links e vídeos
Meio & Mensagem
5 de julho de 2023 - 20h00
Atualizada em 06/7, às 7h12
Após um período de expectativa, o fundador da Meta, Mark Zuckerberg, apresentou o Threads, nova rede social do grupo que pretende ter o texto como principal elemento.
Após o vazamento de algumas imagens da interface, a plataforma foi oficialmente apresentada na noite desta quarta-feira, 5, e estará disponível em 100 diferentes países.
A plataforma, que já vinha sendo desenvolvida pelo grupo há algum tempo, é tida como uma espécie de concorrente ao Twitter, uma vez que pretende estimular seus usuários a compartilharem opiniões e ideias por meio de textos de até 500 caracteres.
A rede social Threads já nasce integrada ao Instagram. Quem possuir um perfil no aplicativo de vídeos e imagens poderá, automaticamente, fazer login no Threads.
De acordo com a Meta, o novo aplicativo Threads poderá ser utilizado com o mesmo login do Instagram.
Será possível, inclusive, optar por seguir as mesmas contas já acompanhadas no Instagram, além de acompanhar ouros perfis.
Pelo Threads, será possível publicar postagens com até 500 caracteres. Também poderão ser incluídos links, fotos e vídeos com até 5 minutos de duração.
Threads não será lançado na União Europeia
“O nosso objetivo com o Threads é reunir o que o Instagram faz de melhor e expandir para o texto, criando um espaço positivo e criativo para que as pessoas expressem as suas ideias”, diz a Meta, em nota.
Ainda de acordo com o Instagram, a timeline do Threads mostrará conteúdos compartilhados pelas pessoas que o usuário seguir junto a sugestões de postagens de outros criadores de conteúdo. Será possível compartilhar posts do Threads nos Stories do Instagram.
A Meta também divulgou os nomes das primeiras personalidades brasileiras e internacionais que já contam com perfil no Threads.
No Brasil, já fazem parte da nova rede social personalidades como Ivete Sangalo, Marcos Mion, Maisa Silva, Juliette Freire, Alok e Babu Santana.
Também já fazem parte da rede social os criadores de conteúdo Lucas Rangel, Ivan Baron, Pequena Lo, Virginia, Tucumã Pataxó e Monique Evelle.
Internacionalmente, o Threads já abriu as portas para Shakira, Coldplay, Nick Jonas, Ellie Goulding e Gordon Ramsay.
Junto ao lançamento da nova rede social, a Meta também comunicou que pretende tornar o aplicativo compatível com o ActivityPub, protocolo aberto de rede social do World Wide Web Consortium (W3C).
Isso permitirá que o Threads seja interoperável com outros aplicativos integrados ao protocolo, como WordPress e Mastodon.
A plataforma promete, ainda, habilitar outras funções de buscas para facilitar o acompanhamento de trends em tempo real.
Compartilhe
Veja também
Como criadores se preparam para o possível banimento do TikTok
Com a legislação anti-TikTok tramitando no Congresso dos Estados Unidos, influenciadores estão desenvolvendo planos de contingência
Meta afirma à AGU que fim da checagem começará apenas nos EUA
Documento enviado a AGU será discutido em reunião técnica, que deverá acontecer nesta terça-feira, 14 sob a coordenação do órgão do governo