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Microsoft seguirá com compra da Activision Blizzard

A Microsoft conseguiu autorização judicial para avançar com seu acordo de US$ 69 bilhões para adquirir a empresa de games; movimentação estava bloqueada por órgão de regulação norte-americano


11 de julho de 2023 - 16h37

 *Com informações do Ad Age e Bloomberg News

A Microsoft obteve uma autorização judicial para avançar com seu acordo de US$ 69 bilhões para comprar a Activision Blizzard. A movimentação vai na contramão dos esforços da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos para bloquear o maior acordo envolvendo a indústria de games.

microsoft e activision blizzard

Microsoft deverá adquirir a Activision Blizzard por US$ 69 bilhões (Crédito: Sergei-Elagin/shutterstock)

A decisão determina que a Microsoft poderá concluir a fusão com a Activision antes do prazo final de 18 de julho em todos os países, exceto no Reino Unido, que barrou o acordo devido a preocupações de que poderia sufocar o mercado de jogos em nuvem. Nos EUA, o juiz distrital Edward Davila, da Corte do Distrito Norte do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, havia bloqueado temporariamente a aquisição no último mês.

A Microsoft pretende adicionar jogos para celular em uma área onde praticamente não tem presença. O negócio elevará a big tech ao terceiro lugar entre as empresas globais de videogames. Ela ficará atrás da chinesa Tencent Holdings, editora de League of Legends, e da rival de consoles de jogos Sony Corp.

À imprensa, Brad Smith, presidente da Microsoft, Brad Smith, afirmou que a empresa está comprometida em trabalhar de forma criativa e colaborativa para abordar as questões regulatórias.

Já a Activision apontou que o acordo beneficiará tanto consumidores, quanto trabalhadores. A fusão “permitirá a concorrência, em vez de permitir que líderes de mercado arraigados continuem a dominar nossa indústria em rápido crescimento”, disse o CEO da Activision, Bobby Kotick.

Por outro lado, a Comissão Federal de Comércio dos EUA declarou estar “desapontada” com o resultado, uma vez que a subida da Microsoft no segmento ameaça a concorrência aberta em jogos em nuvem, serviços de assinatura e consoles. “Nos próximos dias, anunciaremos nosso próximo passo para continuar nossa luta para preservar a concorrência e proteger os consumidores”, disse o porta-voz da FTC, Douglas Farrar, por e-mail.

A pequena presença da Microsoft em jogos móveis terá um aumento depois que a gigante da tecnologia lançar Candy Crush e Call of Duty Mobile, ambos da Activision Blizzard. Esse é segmento de crescimento mais rápido da indústria de jogos e estão avaliados em US$ 92 bilhões – metade do mercado global de games, de acordo com a NewZoo.

No entanto, críticos temem que a Microsoft utilize da nova vantagem para prejudicar concorrentes como a Sony, diminuindo o acesso a seus títulos de grande sucesso ou publicando jogos exclusivamente para Xbox e PC.

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