Assinar

Mídia se mobiliza para acompanhar eleições nos Estados Unidos

Buscar

Mídia se mobiliza para acompanhar eleições nos Estados Unidos

Buscar
Publicidade
Mídia

Mídia se mobiliza para acompanhar eleições nos Estados Unidos

Com envio de âncoras, repórteres e correspondentes, veículos de TV, jornais e portais preparam cobertura especial da mais acirrada disputa do país


5 de novembro de 2024 - 6h00

eleições Estados Unidos

(Crédito: Shutterstock)

Nesta terça-feira, 5, os cidadãos dos Estados Unidos irão às urnas para definir o presidente que governará a nação pelos próximos quatro anos, naquela que já é considerada a eleição mais disputada da história daquele país.

Não apenas a importância política da maior economia do mundo como também a grande polarização – que faz com que o candidato republicano Donald Trump e a candidata democrata Kamala Harris apareçam tecnicamente empatados nas pesquisas prévias – colocam o pleito dos Estados Unidos como assunto central na mídia de todo o mundo, inclusive na brasileira.

Veículos de TV, jornais e portais mobilizaram equipes e reorganizaram a grade para dar espaço as notícias sobre a corrida eleitoral, a movimentação das urnas e a apuração dos resultados da eleição estadunidense.

Na verdade, os olhos dos grandes veículos de mídia do Brasil já estão voltados há algum tempo para a disputa eleitoral, com a produção de reportagens e acompanhamento das pesquisas que visam mapear as intenções dos cidadãos. Agora, com as urnas abertas, o espaço que as eleições dos Estados Unidos ocupam na mídia brasileira, naturalmente, tende a aumentar.

A Globo, por exemplo, fez até uma reportagem na edição desse domingo, 3, do Fantástico, apenas para explicar como fará a cobertura da disputa pela Casa Branca.

O semanal destacou que a cobertura especial da Globo teve início ainda na semana passada, com uma série de reportagens do correspondente Felipe Santana, que percorreu diversas regiões daquele país para entender a demanda dos eleitores.

Nesta semana, William Bonner e Renata Lo Prete participarão do Jornal Nacional e do Jornal da Globo diretamente de Washington D.C, para retratar a movimentação dos eleitores e os resultados. A dupla já fez a primeira aparição no Fantástico para falar sobre o assunto.

Direto de Nova York, a Globo terá um estúdio em que comentaristas acompanharão a apuração das urnas além de exibir reportagens feitas em diferentes regiões do país, desde o início da madrugada de quarta-feira, 6. No local, estão Andreia Sadi, Guga Chacra, Marcelo Lins, Sandra Coutinho e Jorge Pontual.

Eleições dos EUA na Band

O Grupo Bandeirantes também preparou uma cobertura especial para as eleições dos Estados Unidos. Já estão em Washington DC os jornalistas Luiz Megale e Adriana Araújo, além do editor Edgar Maciel e do repórter cinematográfico Dario Costenaro, para mostrar do local as principais notícias da ida dos estadunidenses às urnas.

A equipe terá a companhia do correspondente internacional Eduardo Barão e ficarão responsável por produzir reportagens e conteúdo que serão veiculados na Band, BandNews TV, rádios Bandeirantes e BandNews FM.

De terça-feira para quarta-feira, quando começaram a ser divulgados os primeiros resultados da apuração, a Band terá uma edição especial do Jornal da Noite, com links direto dos Estados Unidos e comentários de especialistas.

Já a BandNews TV terá o Especial Eleições Americanas, conduzido pelos apresentadores Eduardo Castro e Cassius Zeilmann, além de reportagens e boletins ao longo de todo o dia.

Um esquema de cobertura especial também foi montado na CNN Brasil, que contará com apoio da matriz dos Estados Unidos para a exibição de conteúdo e reportagens sobre a acirrada disputa eleitoral.

Nesta terça-feira, 5, o assunto ocupará as 24 horas da grade da CNN Brasil, por meio da cobertura que ocupará os jornais diários. As exibições da programação da CNN internacional terão tradução simultânea para o público brasileiro.

A CNN também terá o mapa da apuração dos votos, atualizado em tempo real. Participam da cobertura diretamente dos Estados Unidos os âncoras Márcio Gomes e Carol Nogueira, além dos repórteres Muriel Porfiro e Pedro Teixeira e a analista Fernanda Magnotta, junto da correspondente Mariana Janjiácomo.

Além da cobertura em seus telejornais da TV aberta, a Record também prepara um espaço especial para a eleição dos Estados Unidos na Record News.

Ao longo desta terça-feira, 5, a emissora jornalística exibirá os blocos especiais Eleições Americanas, com apoio dos correspondentes internacionais Thiago Nolasco e Vandrei Pereira. Serão mostradas as principais notícias da disputa e os detalhes dos desdobramentos da corrida eleitoral.

Para entender a eleição dos EUA

Pelo fato de os Estados Unidos ter um sistema eleitoral diferente dos brasileiros, boa parte da mídia brasileira sempre tem o cuidado de ajudar a explicar como funciona a eleição naquele país e de que maneira será escolhido o próximo líder que governará a nação.

A Folha, por exemplo, preparou em seu portal uma série especial sobre a eleição americana, intitulada “O que você precisa saber sobre as eleições presidências nos EUA em 2024”. No especial, é possível, por exemplo, saber como funcionam as eleições, como é apuração dos votos, como são escolhidos os delegados, entre outras informações.

Além da cobertura factual dos cidadãos nas urnas e de toda a rotina dos candidatos ao longo da eleição, o Valor Econômico também oferecerá ao público um mapa interativo com a atualização, em tempo real, da votação nos 50 estados do país. O recurso, que foi desenvolvido em parceria com a Associated Press, estará disponível na seção Mundo do veículo.

O Estadão também vem dedicando a maior parte de sua cobertura internacional a reportagens especiais sobre a eleição americana. O veículo vem acompanhando a movimentação dos candidatos, bem como veiculando reportagens sobre as preferências dos eleitores e sobre os possíveis impactos da vitória de Kamala ou de Trump para o Brasil.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo adquire controle da Eletromidia e avança no out-of-home

    Globo adquire controle da Eletromidia e avança no out-of-home

    Grupo de mídia, que já era dono de 27% das ações da empresa, assume mais 47% do negócio, passando a controlar a operação de OOH

  • ANPD acusa TikTok de tratamento irregular de dados de menores

    ANPD acusa TikTok de tratamento irregular de dados de menores

    Autoridade Nacional de Proteção de Dados pede que rede encerre "feed sem cadastro" e fortaleça mecanismo de verificação de idade