Assinar

Estudo põe Mobile como preferido para notícias sobre Copa

Buscar

Estudo põe Mobile como preferido para notícias sobre Copa

Buscar
Publicidade
Mídia

Estudo põe Mobile como preferido para notícias sobre Copa

Pesquisa realizada pela Opus 1060, Bites e o site Trivela indica que o celular será o meio preferido para acompanhar notícias sobre a Rússia


13 de junho de 2018 - 9h31

De 1.005 brasileiros, 96% afirmam que usará a internet para se informar sobre a Copa do Mundo Fifa 2018. Esse é um dos resultados da primeira pesquisa do Trivela Data, projeto de estudos online realizada pelas agência Opus 1060 e Bites, empresa de análises de dados no digital, com leitores do Trivela, vertical especializado em futebol.

 

Cerca de 28% dos que vão acompanhar o evento via internet pretendem usá-la para assistir jogos ao vivo (Crédito: Stu Forster/Getty Images)

O questionário, respondido entre abril e maio deste ano, tem a finalidade de mapear o consumo de notícias sobre o esporte em ambiente digital. O estudo aponta que o celular será o meio predominante para obtenção de informação, usado por 48% dos entrevistados, seguido pelo computador (33%) e TV (17%, se retirada a opção de ver jogos ao vivo).

“Tendo acompanhado as copas anteriores e a partir dos resultados da nossa pesquisa, podemos afirmar que essa é a copa do celular”, conta Ernesto Bernardes, fundador da Opus 1060. O executivo diz que isso se deve aos horários dos jogos. A maioria vai acontecer durante o horário comercial. “Ninguém vai estar em casa para assistir ao vivo ou ver as informações”. Ele também diz que há mais aplicativos destinados a facilitar o acompanhamento do evento.

Em termos de provedor de conteúdo, os portais especializados foram os mais mencionados na pesquisa, por 86% dos usuários, e os sites de notícias em geral ocuparam o segundo lugar com 52% das menções. Os dois estiveram na frente das redes sociais (cerca de 23%) e Whats App (cerca de 8%).

 

Arte: Diego Bianchi | Fonte: Opus 1060, Bites e Trivela

 

Na internet, o leitor procura análises de comentaristas, do público geral e estatísticas. De acordo com Ernesto, o público vai buscar as reprises de melhores momentos também. “Se for assistir todos os jogos, ele não vai sair de casa, perde o dia”. Apesar de não apontar a porcentagem dos que vão assistir os jogos ao vivo pela TV, o relatório diz que 28% do público tem a intenção de assistir ao vivo pela internet.

A pesquisa também mapeou o consumo de produtos relacionados ao campeonato pelos leitores do Trivela. Cerca de 53% alegou não ter comprado produtos da Copa este ano até o período de conclusão da pesquisa. Dos que compraram, 38% adquiriram figurinhas e 15% comprou o uniforme da Seleção Brasileira. De acordo com a Fifa, o Brasil é o terceiro país no ranking das nações que compraram mais ingressos para os jogos. “Na minha opinião, isso é consequência do mesmo motivo pelo qual apenas 46% confiam na vitória da seleção: o 7 a 1 da Alemanha na Copa passada, além da crise econômica no País. Isso causa falta de esperança e animação”.  Apesar disso, 47% dos entrevistados deseja ou já participa de promoções relacionadas ao mundial, sendo 88% via internet.

*Crédito da foto no topo: Clive Rose/GettyImages

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas

  • Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra