O que Elon Musk fará em novo cargo no governo Trump?
Musk irá liderar novo Departamento de Eficiência Governamental ao lado de Vivek Ramaswamy; intuito da área é “desmantelar a burocracia governamental”, entre outros
O que Elon Musk fará em novo cargo no governo Trump?
BuscarO que Elon Musk fará em novo cargo no governo Trump?
BuscarMusk irá liderar novo Departamento de Eficiência Governamental ao lado de Vivek Ramaswamy; intuito da área é “desmantelar a burocracia governamental”, entre outros
Meio & Mensagem
13 de novembro de 2024 - 9h25
*Atualizada às 09h42
Nessa terça-feira, 12, o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou a participação de Elon Musk em sua administração.
Ao lado do também empresário Vivek Ramaswamy, o dono do X estará à frente do inédito Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês).
Em comunicado emitido por Trump e publicado por Musk em seu perfil no antigo Twitter, o republicano aponta que a dupla abrirá caminho para que sua administração corte regulamentos excessivos, reduza gastos desnecessários e reestruture agências federais. Segundo o documento, este último ponto será essencial para o Movimento “Salve a América”.
Confira na íntegra:
— Elon Musk (@elonmusk) November 13, 2024
Ainda há incertezas de como o novo departamento funcionará na prática. Trump ainda não deixou claro se Musk e Ramaswamy trabalharão junto a uma equipe estruturada, quais seriam as diretrizes para cumprir o plano, entre outras questões.
Contudo, o comunicado indica que os trabalhos serão concluídos até, no máximo, 4 de julho de 2026 – dia em que é comemorada a independência dos Estados Unidos. Até lá, há a expectativa de “um Governo menor, com mais eficiência e menos burocracia”, o que o novo presidente descreveu como “o presente perfeito para a América no 250º Aniversário da Declaração de Independência”.
Para o seu segundo mandato, o republicano também nomeou o apresentador da Fox News, Pete Hegseth, para a cadeira de secretário de Defesa; Susie Wiles como chefe de gabinete; Lee Zeldin para o posto de chefe da Agência de Proteção Ambiental norte-americana, entre outros.
Mesmo antes do resultado das eleições presidenciais norte-americanas na última semana, Musk já acompanhava o candidato republicano de perto.
Desde o endosso à campanha de Trump em seu perfil no X até doações que chegaram a US$ 200 bilhões, o fundador da Tesla e Starlink passou a noite com Trump durante a apuração das eleições.
Além disso, já comunicava aos usuários do X que auxiliaria nos esforços de cortar US$ 2 trilhões do orçamento federal do país.
A reportagem do The New York Times sobre a nomeação de Musk ao posto aponta que Musk estará, de certa forma, vigiando as agências que policiam suas empresas. De acordo com o veículo, a Tesla, SpaceX e a Neuralink estão sob pelo menos 20 investigações ou processos – vindos justamente de agências federais norte-americanas.
Compartilhe
Veja também
Mude assume controle da EUE Equipamentos Esportivos
Com aquisição, companhia se torna a única responsável pela operação de 700 estações urbanas esportivas pelo País
Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix
Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas