Assinar

O que Elon Musk fará em novo cargo no governo Trump?

Buscar

O que Elon Musk fará em novo cargo no governo Trump?

Buscar
Publicidade
Mídia

O que Elon Musk fará em novo cargo no governo Trump?

Musk irá liderar novo Departamento de Eficiência Governamental ao lado de Vivek Ramaswamy; intuito da área é “desmantelar a burocracia governamental”, entre outros


13 de novembro de 2024 - 9h25

*Atualizada às 09h42

Nessa terça-feira, 12, o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou a participação de Elon Musk em sua administração.

musk trump

(Crédito: Shutterstock)

Ao lado do também empresário Vivek Ramaswamy, o dono do X estará à frente do inédito Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês).

Em comunicado emitido por Trump e publicado por Musk em seu perfil no antigo Twitter, o republicano aponta que a dupla abrirá caminho para que sua administração corte regulamentos excessivos, reduza gastos desnecessários e reestruture agências federais. Segundo o documento, este último ponto será essencial para o Movimento “Salve a América”.

Confira na íntegra:

Ainda há incertezas de como o novo departamento funcionará na prática. Trump ainda não deixou claro se Musk e Ramaswamy trabalharão junto a uma equipe estruturada, quais seriam as diretrizes para cumprir o plano, entre outras questões.

Contudo, o comunicado indica que os trabalhos serão concluídos até, no máximo, 4 de julho de 2026 – dia em que é comemorada a independência dos Estados Unidos. Até lá, há a expectativa de “um Governo menor, com mais eficiência e menos burocracia”, o que o novo presidente descreveu como “o presente perfeito para a América no 250º Aniversário da Declaração de Independência”.

Para o seu segundo mandato, o republicano também nomeou o apresentador da Fox News, Pete Hegseth, para a cadeira de secretário de Defesa; Susie Wiles como chefe de gabinete; Lee Zeldin para o posto de chefe da Agência de Proteção Ambiental norte-americana, entre outros.

Papel de Musk na campanha de Trump

Mesmo antes do resultado das eleições presidenciais norte-americanas na última semana, Musk já acompanhava o candidato republicano de perto.

Desde o endosso à campanha de Trump em seu perfil no X até doações que chegaram a US$ 200 bilhões, o fundador da Tesla e Starlink passou a noite com Trump durante a apuração das eleições.

Além disso, já comunicava aos usuários do X que auxiliaria nos esforços de cortar US$ 2 trilhões do orçamento federal do país.

A reportagem do The New York Times sobre a nomeação de Musk ao posto aponta que Musk estará, de certa forma, vigiando as agências que policiam suas empresas. De acordo com o veículo, a Tesla, SpaceX e a Neuralink estão sob pelo menos 20 investigações ou processos – vindos justamente de agências federais norte-americanas.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também