Multa aplicada ao Google é emblemática para a GDPR
Dani Dilkin, diretor da Kroll para a América Latina, explica que os € 50 milhões já são a maior sanção aplicada desde que a lei entrou em vigor
Multa aplicada ao Google é emblemática para a GDPR
BuscarMulta aplicada ao Google é emblemática para a GDPR
BuscarDani Dilkin, diretor da Kroll para a América Latina, explica que os € 50 milhões já são a maior sanção aplicada desde que a lei entrou em vigor
Luiz Gustavo Pacete
22 de janeiro de 2019 - 6h00
O Google foi multado nesta segunda-feira, 21, em € 50 milhões pela Comissão Nacional de Informações e Liberdade (CNIL), órgão regulador francês que garante a transparência no tratamento de dados pessoais.
O CNIL se utilizou da Regulamentação Geral de Proteção de Dados da Europa (GDPR, na sigla em inglês), para aplicar a sanção, alegando “falta de transparência, informação insuficiente e falta de consentimento válido sobre personalização de anúncios”.
Google leva multa por quebra da GDPR
Em entrevista ao The Wall Street Journal, um porta-voz do Google informou que a empresa estuda a decisão do órgão para determinar seus próximos passos, mas pode recorrer à medida. Em nota enviada ao Meio & Mensagem, a empresa afirma que “as pessoas esperam padrões altos de transparência e controle. Nós estamos profundamente engajados em atender à essas expectativas e requerimentos de consentimentos determinados pela GDPR. ”
A multa já é a maior aplicado sob a GDPR desde que a lei entrou em vigor, em maio do ano passado. Na última sexta-feira, 18, a mesma denúncia recaiu sob o YouTube, Netflix, Spotify, Apple e Amazon em uma lista apresentada pela Autoridade Austríaca de Proteção de Dados.
De acordo com Dani Dilkin, diretor da área de Cyber da Kroll para a América Latina, a sanção aplicada ao Google reforça o rigor com o qual o tema será tratado na União Europeia e em outras regiões.
Meio & Mensagem – Por quais motivos essa multa é emblemática?
Dani Dilkin – Uma multa de € 50 milhões é a maior sanção aplicada a partir da GDPR, ultrapassando o valor de € 20 milhões contido da lei europeia. Me parece emblemática, mesmo ficando bem abaixo dos 4% do faturamento (teto da lei) do Google (Alphabet). Ao mesmo tempo, ficaria surpreso se este recorde não for batido em breve, pois esta multa se refere à falta de clareza nos termos de adesão a um serviço do Google em relação ao uso de dados do usuário. Isto me parece uma ocorrência de menor gravidade do que um vazamento de dados. Assim, se considerarmos o histórico recente de vazamentos de dados de outras empresas de tecnologia, devemos ter ocorrências de cidadãos europeus (como em todo o mundo) em breve.
M&M – A punição dá credibilidade à GDPR mostrando que ela, de fato, é para valer?
Dilkin – Neste caso específico, reforça uma leitura e a recomendação que já era consenso entre os especialistas em relação à necessidade de alterar ou revisar os termos de adesão dos usuários, deixando claros os dados que serão coletados e como serão usados e protegidos. Além de obrigar o usuário a ativamente declarar o aceite e adesão aos termos, em detrimento da adesão passiva que era um padrão destes termos até então.
M&M – O que essa multa pode mudar a partir de agora na conduta de outras empresas?
Dilkin – Além de perceberem que a necessidade de adequação aos termos da lei é necessária, ela minimiza possíveis impactos financeiros associados à não-adequação. Se o Google, uma empresa global que precisa atender a diversas legislações de privacidade no mundo, deixou de realizar uma adequação como esta, o que pode acontecer com a minha empresa que talvez trabalhe com um cenário menos favorável para vencer o desafio da adequação?
M&M – Estamos à véspera da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, que entra em vigor em 2020, podemos esperar o mesmo tipo de rigor aqui?
Dilkin – De maneira objetiva, sim. Pois, ao verificarmos o que é requisitado pela GDPR, poderemos verificar que existem requisitos similares na LGPD. Claro que sempre podemos especular que estando a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) e a definição de seus membros vinculados à Presidência da República, ou que nem sempre uma lei se efetiva no Brasil, poderíamos especular algo diferente a respeito. Mas eu prefiro me apegar aos aspectos objetivos e, neste caso, reitero que podemos esperar o mesmo tipo de rigor aqui.
Compartilhe
Veja também
Quem são os influenciadores negros mais seguidos no Instagram?
Ranking elaborado pela NetCos traz homens na liderança, com destaque para jogadores de futebol, como Neymar Jr. e Ronaldinho Gaúcho
Como a possível divisão do Google impactaria o mercado publicitário?
Possível separação de propriedades do Google, como o Chrome, poderia prejudicar anunciantes e publishers de pequeno porte, segundo especialistas