Murdoch renuncia à presidência da BSkyB
Empresário já havia deixado a direção da Sotheby?s e GlaxoSmithKline
Empresário já havia deixado a direção da Sotheby?s e GlaxoSmithKline
Meio & Mensagem
3 de abril de 2012 - 4h28
James Murdoch, vice chefe operacional da News Corp., deixou o cargo de presidente da empresa de televisão por assinatura British Sky Broadcasting Group (BSkyB) após reivindicações surgidas depois dos escândalo de escutas telefônicas no Reino Unido, envolvendo a News Corp.
Parlamentares do Reino Unido estão preparando um relatório sobre o escândalo após o depoimento de Murdoch ter sido contrariado por seus ex-subordinados. O órgão regulador de mídia do Reino Unido, a Ofcom, disse que levará o relatório do Parlamento em consideração ao avaliar se Murdoch é “competente e idôneo” para manter uma licença de transmissão em nome da BSkyB.
Murdoch será substituído pelo diretor Nicholas Ferguson, segundo um comunicado divulgado nesta terça-feira, 3 pela BSkyB. Murdoch, de 39 anos, é o filho mais novo do CEO da News Corp. Rupert Murdoch e continuará na função de diretor não-executivo da maior empresa de televisão por assinatura do Reino Unido.
“Estou ciente de que meu papel como presidente poderia se tornar um pára-raios para a BSkyB”, disse Murdoch. “Acredito que minha renúncia ajudará a garantir que não haja falsa confusão com eventos ligados a uma entidade separada”.
A renúncia como presidente da BSkyB, empresa transformada por Murdoch em um dos negócios mais rentáveis da News Corp., é o maior sacrifício que o empresário fez desde as revelações sobre as escutas telefônicas que danificaram sua carreira.
O escândalo, que também levou a companhia a fechar o News of the World, em julho, levou á detenção de mais de 30 pessoas. A política identificou mais de 800 prováveis vítimas da prática.
Os acionistas da News Corp. apresentaram, em outubro, um voto de protesto contra Rupert Murdoch e seus filhos, após uma reunião anual na qual os investidores pediram por mudanças na governança e um fim ás práticas de voto que garantem o controle da família.
Em novembro, um terço dos acionistas independentes da BSkyB votaram contra a reeleição de Murdoch como presidente. Ele demitiu-se do conselho de GlaxoSmithKline em janeiro, deixou o cargo de presidente executivo da unidade da News Corp. no Reino Unido e deixou o conselho de administração da casa de leilões Sotheby em Março.
Com informações do Advertising Age e da Bloomberg News
Compartilhe
Veja também
IAB se manifesta e critica STF por votação do Marco Civil da Internet
Entidade diz que eventual mudança no Artigo 19, com a determinação da responsabilidade objetiva dos provedores de internet, seria prejudicial à publicidade digital
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro