Música: o top das estratégias dos veículos
Estreias de Só Toca Top e The Voice Brasil, na Globo e Canta Comigo, na Record, sinalizam aposta da mídia nos ritmos como elemento de engajamento
Estreias de Só Toca Top e The Voice Brasil, na Globo e Canta Comigo, na Record, sinalizam aposta da mídia nos ritmos como elemento de engajamento
Bárbara Sacchitiello
13 de julho de 2018 - 17h56
A partir deste final de semana, uma nova onda de atrações musicais chega à TV aberta e paga. Nesta sexta-feira, 13, o Multishow exibe o primeiro episódio de Só Toca Top, atração feita em parceria com a Globo e que estreia também na TV aberta neste sábado, 14. Já na próxima terça-feira, 17, a emissora também coloca no ar mais uma temporada do The Voice Brasil. E na quarta, 18, é a vez da Record levar a música para a telinha no novo Canta Comigo, que terá a apresentação de Gugu Liberato.
Embora com mecânicas diferentes, essas atrações têm em comum a estratégia de apostar nos ritmos como imãs de atração para a audiência – e, consequentemente, para os anunciantes. O Só Toca Top, especificamente, foi produzido para reunir os elementos musicais mais consumidos pela audiência, tanto nas rádios quanto nas plataformas digitais e, assim, tentar criar uma conexão maior com quem está do outro lado da tela.
Produtor musical da nova atração, Serginho Rezende, sócio e diretor da Comando S, explica que a proposta do programa é levar ao palco tudo aquilo que a audiência demonstra querer escutar. Para isso, a Globo conta com o apoio de uma estrutura de inteligência de dados “A emissora adquiriu uma ferramenta que consegue mapear as músicas, artistas e gêneros musicais mais consumidos em todo o Brasil, filtrando por regiões, idade, etc. Isso nos traz um conhecimento muito profundo da música que o Brasil consome e de que tipo de conteúdo e entretenimento consegue engajar as pessoas”, explica Rezende.
Após quatro meses de desenvolvimento do programa, o produtor musical coloca no ar agora o primeiro episódio de uma atração que, segundo ele, é construída a cada dia. Assim que a Globo tem acesso aos dados compilados do consumo musical daquela semana, a produção começa a entrar em contato com os artistas para gravar a atração. “Assim que temos acesso às listas das canções, artistas e gêneros mais ouvidos, começamos a estruturar a apresentação dos artistas para a gravação, que acontece sempre às segundas-feiras”, conta. A atração, que será exibida sempre nas noites de sexta (no Multishow) e nas tardes de sábado (na Globo) é apresentada por Fernanda Souza e Luan Santana e tem patrocínio de Habib’s, Tic Tac e Deezer.
Em um cenário no qual as opções para consumir conteúdo musical são múltiplas – por conta dos serviços de streaming, YouTube e pela difusão de conteúdo em outras plataformas da web – Rezende acredita que o tema ainda tem um grande potencial para a mídia televisiva. “A música sempre teve um poder imenso de engajamento e acredito que esse formato terá sucesso porque representa exatamente aquilo que as pessoas estão consumindo. A emissora já tem recebido muitos pedidos de pessoas que querem participar da gravação na plateia. Isso já é um termômetro de sucesso”, acredita o produtor.
Outras vozes
Além da nova atração, a Globo também recorre a uma fórmula já conhecida do público com a exibição da nova temporada do The Voice Brasil. Dessa vez, a atração ganha mais um espaço semanal na grade, sendo exibida nas noites de terça e quinta-feira. O time de jurados continua o mesmo das últimas edições: Ivete Sangalo, Michel Teló, Lulu Santos e Carlinhos Brown. A apresentação segue com Tiago Leifert e Mariana Rios.
A Record também apostará nos talentos anônimos no novo reality Canta Comigo. Exibido sempre nas noites de quarta-feira, a atração conduzida por Gugu Liberato tem a seguinte mecânica: um cantor anônimo (ou banda) se apresenta para um júri composto por 100 músicos. Caso aprovem o participante, os jurados levantam e cantam junto. Quanto mais jurados levantarem, maior será a pontuação do participante – e suas chances na disputa por um premio de 300 mil.
O novo programa da Record é uma adaptação do formato internacional “All Together Now”, da Endemol Shine Group e os episódios foram gravados nos Estúdios Vera Cruz, em São Bernardo do Campo. O programa é exibido pela BBC One, do Reino Unido e o formato já foi comercializado com Austrália, Alemanha, França, Dinamarca e Polônia.
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