Meio & Mensagem
4 de janeiro de 2024 - 15h12
Nesta quinta-feira, 4, a Mynd divulgou comunicado oficial em resposta a acusações contra a empresa e perfis integrantes da sua Banca Digital, que, no final de dezembro, reproduziram uma notícia falsa sobre um suposto relacionamento entre Whindersson Nunes e Jéssica Vitória Canedo, cuja repercussão teria induzido a jovem, de 22 anos, ao suicídio. O caso ainda está sendo investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais, local onde foi registrado o ocorrido.
No texto postado em suas redes sociais, a Mynd nega influência no conteúdo pessoal dos perfis integrantes de seu casting. “Jamais orquestramos postagens em conjunto de nenhuma forma ou criamos estratégias de cunho político para nenhum campo ideológico a não ser a divulgação de ações publicitárias contratadas pelas empresas que atendemos e ativadas pelas pessoas que agenciamos”, diz o comunicado. Desde o início de 2024, o site da Mynd está fora do ar. A agência também bloqueou comentários na publicação com o posicionamento.
O comunicado oficial da Mynd vem a público após parlamentares defenderem a abertura de uma CPI para investigar a atuação nas redes sociais de influenciadores e páginas integrantes de seu casting.
O que é a Banca Digital, da Mynd?
A Banca Digital é um projeto criado em 2020 por Murilo Henare, no qual a Mynd firma parcerias com páginas na internet para potencializar a entrega das campanhas publicitárias contratadas via agência pelas marcas suas clientes. Fazem parte do projeto páginas como Rainha Matos, Alfinetei e Garotx do Blog, esta última apontada como a primeira a publicar a informação falsa envolvendo Jéssica Vitória Canedo, que, no mesmo dia, foi republicada por diversos outros perfis, como o Choquei, um dos de maior repercussão, que já integrou o casting da Banca Digital.