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Mídia

Netflix apresenta novas áreas e pacotes comerciais

Em primeiro evento para mercado publicitário brasileiro, streaming revela investimentos em criatividade, mensuração e formatos


24 de outubro de 2024 - 10h00

Nesta quinta-feira, 24, a Netflix realiza seu primeiro grande evento destinado a profissionais de agências e anunciantes no Brasil, o Behind The Streams. Embora a empresa não classifique a reunião como um upfront, a plataforma de streaming irá apresentar o potencial de seu conteúdo e explorar as uniões possíveis com marcas.

L'Oreal Paris e Emily in Paris

L’Oreal Paris anunciou na plataforma junto à série Emily in Paris e criou campanha baseada no universo da série (Crédito: Divulgação/Netflix)

O evento será composto por apresentações de líderes de diferentes áreas e experiências criadas a partir do conteúdo original da plataforma. Na parte de conteúdo, a Netflix divide como desenvolve estratégias para produção de original e para o marketing dos títulos, gerando o que a empresa classifica como “efeito Netflix”, ou seja, a possibilidade de pautar cultura e conversas. Os executivos também compartilham dados sobre a qualificação da sua base de assinantes.

Netflix amplia área de ads

No lado comercial, a Netflix apresenta duas áreas novas dedicadas às relações com anunciantes. Uma delas é focada em introduzir as marcas e auxiliá-las na criação de projetos integrados, que envolvam todos os pontos de contato com o público. São eles: anúncios, patrocínios, experiências, produtos licenciados, conteúdos customizados, entre outros.

A outra, dedicada a criatividade, irá dar insights sobre o poder criativo que as marcas podem extrair da audiência e conteúdo, além de auxiliar na criação de campanhas. Nessa útlima área, há profissionais de criação e planejamento.

“Essas áreas vão ajudar para que marcas e agências possam entender claramente a como se conectar com nosso ecossistema 360º”, afirma o diretor sênior de ads sales da Netflix Brasil, André Ferraz. A estrutura de ads também inclui times dedicados a vendas, verticais, agências, insights, mensuração e gerenciamento de contas.

Para termos certeza de que as marcas vão aproveitar o máximo possível todo potencial que a Netflix tem, também precisamos investir do nosso lado em colaborar com o mercado em como criar para a nossa audiência usando o maior potencial que podemos oferecer”, coloca.

Em apresentação de resultados do trimestre, a Netflix revelou que a assinatura do plano de anúncios cresceu globalmente 35% no terceiro trimestre do ano em relação ao anterior. Atualmente, a modalidade está presente em 12 países.

Novos formatos e pacotes comerciais

Outra novidade é a comecialização de pacotes voltados para datas comerciais, como Black Friday. Para tais pacotes, o streaming vai conectar audiências que estejam relacionadas a determinados padrões de consumo de produtos e serviços, gerando demanda para o varejista capturar e converter. Adicionalmente, a plataforma trabalhará datas temáticas que geram engajamento da audiência, como o Halloween e Natal. As marcas aderidas passam a estar presente nas séries e filmes sobre o tema.

“Parte do nosso planejamento de construir produtos e projetos que sejam interessantes para as marcas é entender os grandes momentos que as marcas já trabalham no seu calendário e como essas grandes datas acontecem na Netflix”, explica. Para as datas deste ano, todas as cotas estão preenchidas.

A empresa também lançou novos formatos com a comercialização de espaços publicitários em transmissão de eventos ao vivo. Na transmissão da luta entre Mike Tyson e Jake Paul, em 15 de novembro, a cerveja Spaten, da Ambev, estará presente. Além disso, Ferraz afirma que a Netflix avançou sua presença em plataformas de mídia programática, em segmentações baseado em perfil de consumo e “viewing moods”.

Em 2025, a empresa lança sua plataforma in-house, que une compra de mídia, insights e novas formas de mensurar impactos de campanhas. Com a plataforma, Ferraz antevê lançamento de novos formatos publicitários. Adicionalmente, a empresa investe em mensuração para garantir eficácia e eficiência na entrega das campanhas. Além disso, o streaming se prepara para lançar sua metodologia de marketing mix modeling.

Primeiro evento para o mercado publicitário no Brasil

A iniciativa de reunir o mercado para explorar o potencial da plataforma teve início no Festival de Criatividade Cannes Lions, em junho. A empresa criou um rooftop imersivo e customizado com seus principais títulos e uma agenda de apresentações ao mercado. Porém, o time da Netflix Brasil criou uma programação própria para atender profissionais do mercado brasileiro.

Assim, segundo Ferraz, o objetivo é trazer transparência e construir parcerias sólidas e de longo prazo. “Como Netflix Ads, nós temos a missão de trazer para as marcas a possibilidade de se conectar com nosso ecossistema e participar do entretenimento junto com nós”, coloca.

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