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Newsweek será apenas digital

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Newsweek será apenas digital

A última edição impressa nos Estados Unidos sairá com a data de 31 de dezembro de 2012, informa a revista. São quase 80 anos de circulação no papel


18 de outubro de 2012 - 10h00

Com o título de “Virada de página”, a Newsweek, uma das semanais mais conhecidas no mundo, anunciou nesta quinta-feira, 18, que deixará de ser impressa a partir de 2013. O conteúdo da revista passará a ser distribuído apenas de forma digital. A última edição em papel nos Estados Unidos será a que tem a data de 31 de dezembro de 2012.

O comunicado, disponível na web, informa que a publicação está em transição e se transformará em um produto concentrado em digital que ganhará o nome de Newsweek Global. O conteúdo será produzido de modo a atingir uma audiência de formadores de opinião altamente conectada por meio de celulares. O acesso a esse material será por meio de assinaturas e estará disponível em e-readers, tablets e também via web. O conteúdo será selecionado a partir do publicado pelo The Daily Beast.

Fundada em 17 de fevereiro de 1933, o título se aproxima da comemoração dos 80 anos de circulação. No comunicado assinado pela editora-chefe Tina Brown, revela-se que a decisão de acabar com o formato impresso foi complexa. Em 2008, surgiu o site de notícias The Daily Beast, criado por Tina. Por um processo de fusão, ele foi incorporado em 2010 em uma empresa chamada The Newsweek Daily Beast Company. Naquela ocasião, não havia a intenção de tirar a versão impressa da Newsweek.

Junto com Baba Shetty (CEO da The Newsweek Daily Beast Company), Tina Brown comenta no anúncio que atualmente 39% dos americanos consomem notícias via fontes online (de acordo com um estudo do Pew Research Center). “Na nossa avaliação, atingimos um ponto em que consideramos que seremos mais eficientes e efetivos ao atingir nossos leitores no formato all-digital. Não era o caso dois anos atrás. Será o caso de modo crescente nos próximos anos”.

A jornalista e o executivo dizem ainda que a decisão não coloca em questão a força da marca e a qualidade do jornalismo, que continua poderoso como sempre. A medida foi tomada em virtude dos desafios econômicos que a mídia impressa enfrenta.

A Newsweek já começou a reduzir seu time de profissionais nos Estados Unidos e nas operações internacionais. “Extinguir o impresso é um momento extremamente difícil para nós que amamos o romantismo do papel e a camaradagem única daquelas horas agitadas antes do fechamento na noite de sexta-feira. Mas, como caminhamos para o 80º aniversário da Newsweek no ano que vem, temos de sustentar o jornalismo que deu à revista seu propósito – e abraçar o futuro all-digital”, despedem-se Tina Brown e Baba Shetty no comunicado.

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