Assinar

No Brasil, 40% dos internautas já ouviram podcast

Buscar

No Brasil, 40% dos internautas já ouviram podcast

Buscar
Publicidade
Mídia

No Brasil, 40% dos internautas já ouviram podcast

Pesquisa do Ibope aponta que 19% dos usuários de internet brasileiros são ouvintes regulares e 32% não conhecem essa mídia


13 de maio de 2019 - 6h00

 

Dos fiéis, ou seja, que escutam podcast diariamente, estão os 16 milhões de internautas (Crédito: Pixabay/Pexels)

O podcast é uma mídia em ascensão e, recentemente, o mercado vem mapeando e tentando identificar, com cada vez mais frequência, o perfil da podosfera brasileira. Durante este final de semana, na Maratona Piauí CBN de Podcast, que ocorreu no Rio de Janeiro, o Ibope divulgou uma pesquisa inédita sobre o perfil de quem escuta programa de áudio pela internet. O levantamento foi publicado originalmente no site da revista Piauí.

De acordo com a pesquisa, dos 120 milhões de internautas brasileiros, 50 milhões, o equivalente a 40%, já escutaram um programa de áudio. No entanto, outros 32%, aproximadamente 39 milhões de internautas, não sabem o que é um podcast. A pesquisa foi aplicada dos dias 15 a 18 de janeiro com duas mil pessoas. Jovens e pessoas das classes A e B são os mais interessados no formato.

Os homens representam 45% daqueles que já ouviram podcast ao menos uma vez, entre as mulheres esse percentual cai para 36%. Em meio aos jovens, o podcast já foi ouvido por 47%. No grupo dos mais velhos, 30%. Entre os que menos ouvem podcasts estão mulheres e internautas com mais de 55 anos.

Entre os ouvintes fiéis, ou seja, que escutam podcast diariamente, há 16 milhões de internautas, ou 19% do total de usuários da internet. O celular é o principal device para o consumo dessa mídia, seguido por computador e tablet. Entre as plataformas mais utilizadas estão o YouTube, apontado por 42% dos entrevistados, seguido por Spotify, 32%. “Se nos basearmos na tendência de outros países como os EUA, por exemplo, é um grande potencial”, disse Marcia Cavallari, CEO do Ibope Inteligência.

Nos EUA, de acordo com números do eMarketer, as receitas de anúncios publicitários para podcasts vão crescer 110% até 2020, chegando a US$ 659 milhões. Segundo o estudo, a audiência desse tipo de mídia naquele país chegará a 76,4 milhões em 2019, ante 72,7 milhões no ano passado. No último balanço divulgado pelo New York Times, referente ao primeiro trimestre de 2019, o podcast ajudou a elevar a receita de publicidade online do jornal em 19%.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • ANPD acusa TikTok de tratamento irregular de dados de menores

    ANPD acusa TikTok de tratamento irregular de dados de menores

    Autoridade Nacional de Proteção de Dados pede que rede encerre "feed sem cadastro" e fortaleça mecanismo de verificação de idade

  • Uncover leva marketing mix modeling para empresas de médio porte

    Uncover leva marketing mix modeling para empresas de médio porte

    Martech visa expansão de negócios com solução para clientes menores e estratégia de internacionalização