Notícias da TV lança Tangerina, veículo voltado à cultura pop
Missão da plataforma digital é ajudar as pessoas a decidirem o que, quando, onde e por que assistir, jogar ou escutar determinado conteúdo
Notícias da TV lança Tangerina, veículo voltado à cultura pop
BuscarNotícias da TV lança Tangerina, veículo voltado à cultura pop
BuscarMissão da plataforma digital é ajudar as pessoas a decidirem o que, quando, onde e por que assistir, jogar ou escutar determinado conteúdo
Amanda Schnaider
2 de março de 2022 - 6h02
O Notícias da TV, portal especializado em televisão e celebridades, fundado em 2013 pelo jornalista Daniel Castro, lança nesta quarta-feira, 2, a Tangerina, plataforma digital de conteúdo 100% voltado à cobertura do universo de filmes, séries, músicas, games e animes. Assim como o Notícias da TV, a Tangerina também é parceira do UOL, maior portal de conteúdo e serviços de internet da América Latina.
Com o lema “Entretenimento para refrescar a sua cabeça”, a Tangerina pretende levar informação fresca, confiável, acessível e personalizada para quem quer ficar sempre por dentro e aproveitar tudo o que rola no mundo do entretenimento. A plataforma conta com site, redes sociais, canais de vídeo e podcasts e seu público-alvo são pessoas entre 18 e 45 anos que têm o hábito de consumir filmes, séries, games, música e sentem falta de um serviço que as ajude a decidir o que, quando, onde e por que assistir, jogar ou escutar determinado conteúdo.
A missão da plataforma, segundo sua editora-chefe, Natalia Engler, é ajudar as pessoas a se localizarem em meio a uma oferta quase que infinita de conteúdo e informação e dar outra perspectiva sobre os principais assuntos do dia. “Não vamos sair publicando um milhão de notinhas por dia, vamos destrinchar, trazer um outro ângulo, uma outra perspetiva para trabalhar em cima do assunto que acreditamos ser mais importante”, reforça.
Para Daniel Castro, o projeto editorial da Tangerina, de ser uma plataforma de curadoria de conteúdo, pode ter bastante êxito com SEO, com as buscas do Google. “Estamos tendo uma preocupação técnica muito grande de ter um site leve, com potencial de desempenho não só no search do Google como também no discover, que são grandes fontes de audiência”. Segundo o executivo, no primeiro ano a plataforma está trabalhando com estimativas conservadoras, pois sabe que é preciso tempo para um novo veículo ser notado pelo Google. “Mas a médio prazo, no máximo em três anos, a nossa ideia é estar disputando com líderes de segmento, que hoje são AdoroCinema e o Observatório do Cinema, com cerca de 10 milhões de usuários por mês”, revela.
A Tangerina começou a ser desenvolvida em 2020, em um workshop da agência Ana Couto. O trabalho de branding ficou a cargo dos designers Ruan Augustinho Menezes e Sabrina Adorno, do publicitário Daniel Rocha e da comunicadora Juliana Ribeiro. Menezes e Adorno deram continuidade ao projeto com o trabalho de identidade visual e UX. O engenheiro da computação Arley Andrada Maria comandou todo o desenvolvimento técnico do site. “Durante o período de 45 dias do curso, três equipes trabalharam em três marcas para esse projeto de cultura pop do Notícias da TV e acabamos escolhendo a marca Tangerina, apesar da dificuldade de obter a URL www.tangerina.com.br, que não conseguimos”, ressalta Castro, afirmando que a URL oficial será www.tangerina.uol.com.br. A campanha de lançamento da marca foi desenvolvida pelo próprio Notícias da TV e já está sendo veiculada nele e no UOL, além dos canais proprietários da marca.
Além do publisher Daniel Castro, ex-colunista de televisão da Folha de S. Paulo, o projeto tem supervisão do jornalista Diego Assis, que atuou como editor-chefe de Entretenimento no UOL durante quase nove anos e que reúne passagens por G1, Folha, Estadão e Omelete. Sob a liderança de Natalia Engler, jornalista e mestra em Audiovisual pela ECA/USP, também com passagens por Omelete, UOL, Folha e Ansa, o time da plataforma conta com Gabriela Franco, como editora de Filmes e Séries, ex-MTV e criadora do coletivo Minas Nerds; Luccas Oliveira, editor de Música e ex-repórter de O Globo; e Bruno Silva, editor de Games e Animes, ex-editor-chefe do site The Enemy, apresentador e streamer.
Personalização
A editora-chefe Natalia Engler revela que, em um segundo momento após o lançamento da plataforma, o site terá uma área logada com foco na personalização da experiência do usuário, outro pilar da Tangerina. “A partir dessa área logada, o usuário que se cadastrar vai poder escolher os principais interesses dele. Então toda vez que ele estiver logado vai ter uma experiência personalizada”, completa. Ainda segundo ela, isso abre uma série de oportunidades de parcerias comerciais para a Tangerina, como conteúdos patrocinados, newsletters e podcasts. “Vamos ter muito conhecimento sobre esse nosso usuário, dos interesses deles, o chamado first-party data, ainda mais nesse momento do fim dos cookies, isso é uma grande oportunidade de trabalhar comercialmente a Tangerina de um jeito diferente da maior parte dos sites, além da mídia programática”, finaliza.
Compartilhe
Veja também
Como criadores se preparam para o possível banimento do TikTok
Com a legislação anti-TikTok tramitando no Congresso dos Estados Unidos, influenciadores estão desenvolvendo planos de contingência
Meta afirma à AGU que fim da checagem começará apenas nos EUA
Documento enviado a AGU será discutido em reunião técnica, que deverá acontecer nesta terça-feira, 14 sob a coordenação do órgão do governo