Notícias da TV reformula identidade visual e layout
Fundado pelo jornalista Daniel Castro há sete anos, portal também pretende ampliar o investimento em vídeos para ampliar a cobertura do universo televisivo
Notícias da TV reformula identidade visual e layout
BuscarNotícias da TV reformula identidade visual e layout
BuscarFundado pelo jornalista Daniel Castro há sete anos, portal também pretende ampliar o investimento em vídeos para ampliar a cobertura do universo televisivo
Bárbara Sacchitiello
6 de outubro de 2020 - 8h30
Há sete anos, o jornalista Daniel Castro decidiu usar sua experiência de décadas na cobertura do universo televisivo para empreender no segmento de jornalismo e comunicação ao lançar o portal Notícias da TV. O site, que é parceiro de conteúdo do UOL, foi, ao longo dos anos, construindo sua base de audiência e, agora, apresenta o primeiro projeto de reformulação da identidade visual e layout.
Em um trabalho criado pela agência 14Bits, o portal teve sua marca reformulada, bem como o design de suas páginas, com a proposta de facilitar a navegação e experiência dos usuários, sobretudo aqueles que o acessam via mobile. A renovação do visual seguirá nos próximos meses. “Vamos ficar muito mais tecnológicos. Poderemos oferecer uma entrega de publicidade mais eficiente ao anunciante. Com a nova marca, queremos mostrar que o Notícias da TV deixou e ser uma coluna no formato de site e se transformou em um veículo robusto, que cobre televisão e seus arredores com quantidade e qualidade”, promete Daniel Castro, editor-chefe e fundador do Notícias da TV.
O jornalista relembra que os primeiros dois anos do projeto foram os mais árduos para o veículo, quando o site estava ainda em processo de construção de audiência. A parceria com o UOL, segundo ele, foi fundamental nesse processo, já que as informações e reportagens do Notícias da TV frequentemente figuram na home da plataforma, o que acabou ajudando na visibilidade.
Outro ponto que também representou (e ainda representa) um desafio na trajetória do site é, na visão de Daniel, a concorrência na cobertura do segmento televisivo, classifica por ele como predatória. “São poucos os sites e colunistas que realmente competem com a gente na busca da informação. A grande maioria apenas se apropria do que nós e nossos concorrentes leais produzimos. Isso foi muito prejudicial nos primeiros anos”, relembra. A saída para sobreviver em meio essa competição, segundo ele, é aumentar a produtividade e insistir em características próprias.
Sobre a relação com os anunciantes, o jornalista e editor-chefe conta que, nos primeiros anos, houve uma tentativa de contar com um departamento comercial próprio, mas a ideia não foi adiante. “O anunciante e as agências não têm tempo e dinheiro para programar campanhas em milhares de sites. É mais fácil e mais eficiente negociar com grandes portais, como o UOL e com plataformas programáticas”, diz. Hoje, todo o inventário do Notícias da TV é comercializado pelo UOL.
Para o próximo ano, o foco do portal será o incremento do conteúdo nas demais plataformas. Atualmente, o Noticias da TV conta com dois podcasts originais (“Noveleiros”, sobre novelas, e “O Brasil Tá Vendo”, sobre reality-shows) e com um canal de vídeos no YouTube, para o qual estão investindo em conteúdo original. Também devem ser incrementadas as produções de vídeos para Facebook e Instagram.
A respeito do futuro da televisão, assunto principal do veículo, Daniel Castro considera que, apesar das transformações que o meio enfrenta em todo o mundo – por conta, principalmente, das mudanças dos hábitos de consumo – a TV aberta no Brasil ainda possui um papel fundamental. “O streaming já é muito significativo no País, somos um dos maiores mercados da Netflix, mas devido à força da TV aberta e às condições sócio-econômicas do Brasil, acredito que a TV ainda vai viver durante décadas, plena e soberana. A Netflix não chega perto da força de mobilização de uma novela da nove da Globo ou um de reality-show como Big Brother Brasil ou a Fazenda. A TV Aberta ainda é uma instituição de poder no País e vai continuar sendo por um bom tempo”, aposta.
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo