Quais são os hábitos de audiência do público de TVs conectadas?
Apresentada pela divisão de publicidade da Samsung, a metodologia MPCA identifica o potencial de compra por verticais
Quais são os hábitos de audiência do público de TVs conectadas?
BuscarQuais são os hábitos de audiência do público de TVs conectadas?
BuscarApresentada pela divisão de publicidade da Samsung, a metodologia MPCA identifica o potencial de compra por verticais
Meio & Mensagem
29 de outubro de 2024 - 6h00
Com o objetivo de traduzir os hábitos dos mais diversos perfis de audiência das mais de 19,4 milhões de Smart TVs Samsung ativas e conectadas no País para agências e anunciantes, a Samsung Ads, divisão de publicidade da companhia, apresenta o “Modelo de Propensão de Consumo das Audiências (MPCA)”.
A metodologia revela a propensão e consumo de audiências por verticais, produtos e serviços. O MPCA permite ainda que a Samsung Ads trace mapas transversais entre o consumo de conteúdo, a receptividade à publicidade e a propensão de compra de produtos e /ou serviços anunciados. Com isso, seu objetivo é entregar um raio X do comportamento da audiência-alvo de cada vertical de marca.
Segundo Ricardo Prado, Head de Analytics e Insights Latam da Samsung Ads, a nova metodologia é um AI Driven, que utiliza dados históricos de sucesso em campanhas, dados de consumo de conteúdo e hardware conectado nas Smart TVs Samsung e dados externos de interesses, afinidades e propensões de consumo do TGI Brasil, da Kantar, para aprimorar as sugestões de segmentação.
De acordo com dados da Samsung Ads, 93% da sua base ativa e conectada, composta por 19,4 milhões de Smart TVs, consome streaming, incluindo Samsung TV Plus, plataforma gratuita da Samsung. Além disso, 69% da base consome TV linear tradicional aberta ou paga e 9% jogam games e 86% delas usa três plataformas por mês.
Dados da companhia revelam ainda que sua audiência consome, em média, cinco gêneros diferentes a cada mês, podendo ser diferentes todos os meses. Apesar disso, os gêneros mais assistidos são: Notícias, Esportes, Novelas, Filmes e Séries. Já quanto aos gamers, os gêneros mais jogados são: Ação e Aventura; Shooter; e Esportes. O PlayStation 4 liderada entre os consoles mais usados, seguido por PlayStation 5 e Xbox One. Para 90% dos jogadores de PlayStation e, 70% dos de Xbox, a Smart TV é o único lugar onde jogam.
Segundo dados do Estudo Consumo CTV, de novembro de 2023, da Comscore, 69% das pessoas lembram das publicidades vistas em Smart TVs, 45% esperam que ela seja relevante aos seus interesses, hobbies e consumos; 37% esperam que a publicidade seja relevante com o que estão assistindo; 36% descobrem novos produtos ou serviços por meio da publicidade em suas Smart TVs; 32% buscam mais informações online sobre o que foi anunciado nas CTVs; e 15% já comprou algo que foi anunciado em sua Smart TV.
Autos e bebidas foram as primeiras verticais mapeadas pelo MPCA. Com relação aos autos, a nova metodologia revela que mais de 37% da audiência, em média, consome games nas Smart TVs e os consumidores da categoria SUV são os que mais jogam.
Outro destaque é que mais de 30%, em média, consomem música em todas as plataformas nas Smart TVs, sendo que os consumidores de SUVs e Picapes são os mais engajados. Além disso, mais de 64% da audiência, em média, consome filmes de ação e aventura, com consumidores de SUVs e Picapes também sendo os mais engajados.
Já em relação ao estudo de verticais de bebidas alcoólicas, o MPCA revela que mais de 40%, em média, consomem games nas Smart TVs e os consumidores de destilados são os que mais jogam.
Além disso, mais de 40%, em média, consome música em todas as plataformas nas Smart TVs e consumidores de destilados são os mais engajados. Outro destaque é que mais de 20% da audiência consome conteúdo de viagens e turismo, sendo que os consumidores de cerveja e destilados também são os mais engajados.
A metodologia também indica que dentro da categoria Filmes, os três gêneros favoritos por todas as categorias de bebidas alcoólicas são: Terror, Ficção Científica e Suspense, respectivamente. Além disso, o consumo de streaming na modalidade AVOD é 20% maior para estas audiências em comparação a outras, principalmente, as que consomem cerveja e destilados.
O objetivo é que o MPCA traga insights para mais duas verticais de alto consumo no Brasil até o final de 2024. Além disso, a ideia é que futuramente toda vertical e subcategoria possam ser cobertas pelo MPCA, e o modelo equacionado com quantas outras vertentes sejam necessárias para o mapeamento, cada vez mais transversal, para identificar quem são os consumidores dentro das audiências das Smart TVs Samsung dentro e fora das telas.
Compartilhe
Veja também
Como a possível divisão do Google impactaria o mercado publicitário?
Possível separação de propriedades do Google, como o Chrome, poderia prejudicar anunciantes e publishers de pequeno porte, segundo especialistas
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome