“Novas plataformas ampliam necessidade de curadoria”
Fábio Altman, editor-chefe da revista Veja, explica como a integração das redações, recém anunciada, afeta a forma de produzir conteúdo
“Novas plataformas ampliam necessidade de curadoria”
Buscar“Novas plataformas ampliam necessidade de curadoria”
BuscarFábio Altman, editor-chefe da revista Veja, explica como a integração das redações, recém anunciada, afeta a forma de produzir conteúdo
Luiz Gustavo Pacete
10 de agosto de 2016 - 17h19
Fábio Altman
A Veja anunciou, na segunda quinzena de julho, a integração de suas redações on e offline. Como fruto deste processo, a revista lançou um novo portal e vem ampliando o uso do Mobile View, ferramenta de interação do conteúdo impresso com o mobile. Essa integração, tentada anteriormente não só pela Veja, mas por diversos outros veículos de comunicação, influencia diretamente na forma de produção e na curadoria de conteúdo.
Fábio Altman, editor-chefe da Veja e um dos responsáveis por conduzir tal processo, assina uma das matérias principais do Guia Olimpíadas, publicado na semana passada. O jornalista viajou até a Jamaica para entrevistar o velocista campeão mundial Usain Bolt. A experiência ilustra a mudança na forma de produção de conteúdo para vários formatos. “Quando o jornalista dá a largada para uma apuração ele tem que calcular dentro da pauta proposta qual tipo de conteúdo é mais adequado para determinada plataforma”, diz Altman. Ele lembra que no caso específico da entrevista com Bolt ele viajou acompanhado de um cinegrafista com a proposta de fazer vídeo 360º, fotos e um documentário. “Antes, viajávamos apenas com um fotógrafo.”
Revistas ampliam experiência no mobile
Outro ponto de mudança na produção de conteúdo é a importância da curadoria. “Eventos de uma quantidade imensa de conteúdo como as Olimpíadas são exemplos da importância dessa seleção. Trazendo isso para o exemplo olímpico exemplifico com uma pergunta: me esforço para dar tal matéria sobre a medalha de um atleta que chegou em primeiro lugar, ou espero e faço uma bela matéria sobre o último a chegar na maratona. São ritmos diferentes que os profissionais de conteúdo terão de aprender a lidar trabalhando no equilíbrio do que é commodity e do que é olhar jornalístico”, diz Altman.
Além da curadoria, Altman alerta que o encantamento com as novas plataformas deve dar espaço para a capacidade do jornalista de enriquecer a informação. “Estamos em um momento de fusão de tecnologias e não existe limite para testar. O desafio, no entanto, é como enriquecer todo esse conteúdo produzido editorialmente e adequá-lo às dezenas de plataformas”, diz Altman.
Compartilhe
Veja também
Quais os desafios de produzir remakes para a televisão?
Emissoras resgatam nostalgia apostando em releituras de sucessos passados sob os moldes dos tempos atuais, retratando novos costumes, tecnologias e comportamentos
As marcas que venceram o BBB 25 em termos de buzz
Stilingue by Blip monitorou as citações das marcas patrocinadoras do reality show da TV Globo nas redes sociais ao longo dos 99 dias de exibição