Assinar

Novos players acirram a competição no streaming

Buscar

Novos players acirram a competição no streaming

Buscar
Publicidade
Mídia

Novos players acirram a competição no streaming

Chegada do Pluto TV, da Viacom, e proximidade da entrada do Disney+ no mercado nacional ampliam a busca pela atenção dos usuários


21 de agosto de 2020 - 6h00

(Crédito: Simpson33/ iStock)

Popularizados em todo o mundo pela Netflix, os serviços de streaming já começam a compor um mercado cada vez mais competitivo. Além das produtoras de conteúdo, que já criaram ou começam a planejar o lançamento de plataformas próprias, outras empresas, que propõem um modelo gratuito de distribuição, começam a oferecer seu serviço aos espectadores.

Nesta semana, a ViacomCBS anunciou que trará ao Brasil, em dezembro, a Pluto TV, plataforma de streaming já existente em mercados da América Latina. O serviço irá disponibilizar aos consumidores o conteúdo de 20 canais, além de filmes e séries. Gratuito para os usuários, a plataforma é financiada pela inserção de anúncios publicitários.

Embora experimente o modelo gratuito com a Pluto TV, a ViacomCBS prepara uma outra plataforma de streaming por assinatura, que deve chegar ao mercado global em 2021. Ainda sem nome e data de lançamento, a plataforma será mais uma concorrente direta dos grandes players o setor, como Netflix, Prime Video (Amazon) e HBO Max (que deve ser lançado na América Latina somente em 2021).

Um player que certamente causará impacto no cenário brasileiro do streaming é a Disney. Nesta semana, a companhia finalmente declarou a data de lançamento do serviço na América Latina: 17 de novembro. O preço da assinatura, no entanto, ainda não foi divulgado. Lançada em novembro de 2019 nos Estados Unidos, a plataforma já ultrapassou a marca dos 60 milhões de assinantes.

A expectativa em relação à chegada do Disney+ está no conteúdo proprietário que a plataforma trará. Estarão no streaming as produções dos estúdios Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic. Atualmente, parte desse conteúdo no Brasil é disponibilizado no catálogo da Prime Video.

Além dos grandes estúdios, outros players também chegaram recentemente ao cenário do streaming nacional. Na semana passada, a Vix, empresa que se caracterizou sobretudo pela produção e compartilhamento de vídeos de temas gerais nas redes sociais, também lançou seu serviço de streaming. Gratuita, a Vix Cine e TV oferece filmes, séries, documentários e novelas, de diferentes estúdios da América Latina.

Em abril deste ano, o UOL também ingressou no segmento e lançou no mercado o UOL Play, sua plataforma própria de streaming. Por meio de uma parceria com Watch Brasil, a plataforma tem produções exclusivas do UOL, com todo o acervo da AwesomenessTV, Sony Pictures e Paramount+, além de conteúdo ilimitado dos canais Fox, FX, Fox Premium, Fox Life, National Geographic, NatGeo Kids, Baby TV, Noggin, MTV, Comedy Central, Fox Sports e ESPN. O UOL Play ainda tem a opção de aluguel de filmes.

Os novos players disputam a atenção – e, por vezes, o dinheiro do espectador – com as plataformas que já estão no mercado, como as nacionais Globoplay (que incrementou nesses meses o seu portfólio com a inclusão de novelas clássicas) e Telecine (que criou ações promocionais para atrair os espectadores que buscavam entretenimento caseiro durante a pandemia.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • ANPD acusa TikTok de tratamento irregular de dados de menores

    ANPD acusa TikTok de tratamento irregular de dados de menores

    Autoridade Nacional de Proteção de Dados pede que rede encerre "feed sem cadastro" e fortaleça mecanismo de verificação de idade

  • Uncover leva marketing mix modeling para empresas de médio porte

    Uncover leva marketing mix modeling para empresas de médio porte

    Martech visa expansão de negócios com solução para clientes menores e estratégia de internacionalização