?O futuro é global?, diz Sulzberger Jr
Publisher do NYT confirma lançamento de site em português para segundo semestre de 2013 e destaca internacionalização do grupo
Publisher do NYT confirma lançamento de site em português para segundo semestre de 2013 e destaca internacionalização do grupo
Meio & Mensagem
15 de outubro de 2012 - 3h21
Logo após anunciar a edição em português do site do The New York Times – conforme antecipou o Meio & Mensagem em setembro – o publisher do jornal, Arthur Sulzberger Jr, em participação na 68ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), afirmou que o esforço de internacionalização do jornal incluiu o Brasil por “sua economia pujante e vibrante”. É a primeira vez que o executivo vem ao País.
Sulzberger Jr afirmou que “o Brasil é um dos países mais importantes do mundo, o quinto país em população e a sexta economia, já em busca da quinta posição e tem tido um sucesso na redistribuição de renda, na mobilidade social e em trazer seus cidadãos para a classe média”, justifica. “Agora é hora de investir no Brasil”, diz. Para o publisher, a estratégia de negócios da companhia passa pelo investimento cada vez maior na área digital e em regiões fora dos Estados Unidos. “O futuro é digital e global”, completa.
A ampliação internacional dos negócios da The New York Times Company começou com a China, onde estreou seu site na última semana de junho. O Brasil é o segundo país a ser contemplado com os planos do jornal, segundo anunciou a companhia neste domingo, 14, aos seus investidores. A própria nomeação de Mark Thompson, ex-diretor geral da BBC, para o cargo de CEO do grupo foi interpretado na ocasião, pelo mercado, como um indicador de que o New York Times planeja expandir-se para fora dos EUA. Sulzberger confirmou, nesta segunda-feira, 15, que existe relação entre a escolha de Thompson e esse esforço. “Nós acreditamos tão piamente na internacionalização que o indicamos como nosso próximo CEO”, explica.
Segundo o publisher, a versão em português do site deve obedecer ao mesmo formato adotado na China e está programada apenas para o segundo semestre de 2013. A equipe chinesa é formada por aproximadamente 40 profissionais e a companhia já busca tanto profissionais de redação quanto executivos na área de negócios para atuar no Brasil. Dois terços do conteúdo publicado no site deve ser traduzido e o restante será produzido localmente.
Sulzberger diz que a audiência da versão chinesa foi superada mais rapidamente do que tinham previsto. “O tráfego excedeu nossas expectativas. Nos primeiros 90 dias alcançamos a audiência que esperávamos apenas para a primavera de 2013”, conta.
Compartilhe
Veja também
Quem são os influenciadores negros mais seguidos no Instagram?
Ranking elaborado pela NetCos traz homens na liderança, com destaque para jogadores de futebol, como Neymar Jr. e Ronaldinho Gaúcho
Como a possível divisão do Google impactaria o mercado publicitário?
Possível separação de propriedades do Google, como o Chrome, poderia prejudicar anunciantes e publishers de pequeno porte, segundo especialistas