O Globo digitaliza seus 88 anos
Jornal apresenta seu acervo, com ferramentas de visualização de textos, páginas e conexão das notícias do passado com as atuais
Jornal apresenta seu acervo, com ferramentas de visualização de textos, páginas e conexão das notícias do passado com as atuais
Bárbara Sacchitiello
19 de agosto de 2013 - 12h45
Nesse domingo, 18, o jornal O Globo colocou no ar o seu acervo digital, que reúne reportagens, fotos, artigos e toda a cobertura feita pelo veículo em seus 88 anos de história.
De acordo com o diretor geral da Infoglobo, Marcello Moraes, o fato de o jornal ter demorado um pouco para lançar o acervo digital – em comparação com veículos como Folha de S.Paulo e Estadão, que já concluíram o processo – tem uma razão. A transposição das edições do jornal para o ambiente online carrega o objetivo de incrementar o portfólio digital para uma iminente alteração de seu modelo de negócio.
“A adoção de um modelo de paywall é inevitável e devemos ter novidades nos próximos meses. Sabemos que é necessário investir na qualidade e nos diferenciais do conteúdo se realmente quisermos monetizá-lo”, admite Moraes.
No acervo, o público poderá todo o conteúdo publicado pelo jornal por temas, palavras ou por datas. Uma das áreas da página trará, a cada dia, os destaques e as notícias mais recentes do site do jornal. Ao clicar no conteúdo, o leitor poderá acessar reportagens e colunas antigas que, de algum modo, conectam-se com aquele fato. Outro diferencial em relação aos acervos digitalizados é a ferramenta que permite a leitura apenas do texto relativo ao assunto, sem a necessidade de visualizar a página inteira.
Em homenagem ao Rio de Janeiro, o acervo terá o canal Rio de Histórias, no qual diversos colunistas separaram, por década, fatos e notícias que marcaram a história da cidade naquele momento. As charges e tirinhas humorísticas do Globo também estarão reunidas em outra área, podendo ser localizadas por ordem cronológica, por autores ou temas.
Para apresentar o novo produto aos leitores, o jornal veiculou chamadas na semana passada, antecipando o lançamento, e investiu também em uma campanha publicitária, criada pela DM9 Rio, que trabalha o conceito “Acervo O GLOBO. A história do Rio, do Brasil e do mundo. A sua história.”
Compartilhe
Veja também
Como criadores se preparam para o possível banimento do TikTok
Com a legislação anti-TikTok tramitando no Congresso dos Estados Unidos, influenciadores estão desenvolvendo planos de contingência
Meta afirma à AGU que fim da checagem começará apenas nos EUA
Documento enviado a AGU será discutido em reunião técnica, que deverá acontecer nesta terça-feira, 14 sob a coordenação do órgão do governo