O mercado aprendeu a usar o WhatsApp?
Aplicativo de mensagens completa oito anos com novas funções de foto e vídeo e como opção importante de estratégia mobile
Aplicativo de mensagens completa oito anos com novas funções de foto e vídeo e como opção importante de estratégia mobile
Luiz Gustavo Pacete
24 de fevereiro de 2017 - 8h34
O aplicativo de mensagens WhatsApp completa oito anos nesta sexta-feira, 24, com nova roupagem. No início da semana, o Facebook, dono do aplicativo, introduziu o recurso Stories, tradicional do Instagram, também no Zap Zap. O usuário poderá atualizar seu status com fotos e vídeos, emojis, textos e desenhos, assim como no Snapchat ou o Instagram Stories. O aplicativo, que foi comprado em 2014 pelo Facebook, já ultrapassa a marca de um bilhão de usuários.
Neste período, muito se discutiu sobre as funcionalidades do aplicativo para a publicidade tendo em vista a necessidade de criar formatos que não fossem intrusivos. Moa Netto, VP de Criação da W3haus, explica que com sua evolução o aplicativo passou a oferecer importante ferramentas de interação com o público. “Há alguns anos que usamos a ferramenta para clientes como Sonho de Valsa e O Boticário. A campanha mais recente que tivemos foi para o lançamento de Tic Tac Maçã Verde, nesta semana. Em menos de uma hora de interação a ação registrou mais de cinco mil mensagens de texto e áudio, além de quase 400 ligações “, diz Netto.
Paulo Sanna, CCO da Wunderman, explica que o WhatsApp também foi importante para ampliar a comunicação das marcas com públicos específicos. “Fizemos uma ação com Shell Rimula após identificarmos que o Whatsapp era uma ferramenta indispensável na vida do caminhoneiro, principal público da marca. A estrada é uma experiência solitária, mas que pode ser transformada com a ajuda do aplicativo. Criamos uma oportunidade para inserir a marca nesse contexto. Convidamos a Sula Miranda e a dupla Rio Negro e Solimões para gravar uma coleção de vídeos para Whatsapp com mensagens que os caminhoneiros compartilham regularmente em seus grupos”, diz Sanna.
Gláucia Montanha, diretora-geral de mídia da Y&R, explica que o Whatsapp virou uma das ferramentas mais poderosas do celular para viralização de conteúdo. “É possível, em questões de minutos, a marca viralizar uma mensagem para milhões de pessoas. Para essa ação aproveitamos esse recurso para potencializar o alcance do ‘Hoje é Dia de Verão’, da Itaipava”, diz Gláucia.
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo