O quanto as plataformas de streaming investem em publicidade?
Globoplay lidera a lista, com investimento de mais de R$ 1 bilhão na TV ao longo de 2024, segundo levantamento da Tunad
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Meio & Mensagem
28 de janeiro de 2025 - 8h01
Em um cenário de competitividade cada vez maior, as plataformas de streaming investiram elevadas cifras em 2024 para promover seus pacotes e serviços entre o público e tentar ampliar sua base de assinantes.
Construir a marca e posicionar-se como uma opção aos brasileiros tem sido uma estratégia recorrente das grandes plataformas nacionais e internacionais de streamings que, para isso, marcam presença de forma mais frequente na TV aberta.
Por isso, a Tunad realizou um levantamento para estimar os valores que grandes streamings do mercado investiram em publicidade na TV aberta no ano passado.
O Globoplay, a plataforma de streaming nacional, da Globo, lidera o ranking, tendo investido mais de R$ 1 bilhão em publicidade na TV aberta ao longo do último ano, de acordo com a Tunad.
A plataforma da Globo teria destinado uma média de R$ 100 milhões por mês em campanhas publicitárias na TV, veiculadas no próprio canal da Globo. O serviço, que completará dez anos de existência, é um dos anunciantes mais frequentes nos intervalos da Globo, com chamadas para divulgar as novas séries, novelas, filmes e produções originais da plataforma.
Em segundo lugar, a Tunad aponta o Disney+/Star+ como o streaming que mais investiu em publicidade na TV. A estimativa é que a gigante internacional tenha direcionado R$ 322 milhões em compra de mídia na TV brasileira.
De acordo com a Tunad, os investimentos do Disney+ foram mais concentrados em alguns meses, como março de 2024 (quanto a plataforma investiu R$ 31 milhões em anúncios na TV) e dezembro (com investimento de R$ 31 milhões.
Na terceira posição vem a Max, plataforma da Warner Bros. Discovery, que teria direcionado o montante de R$ 274 milhões em anúncios na TV, de acordo com a Tunad.
Streaming: a nova era das novelas
Na sequência, a Tunad aponta o PlayPlus, streaming da Record, que teria investido cerca de R$ 85 milhões para se promover na televisão. A distribuição dessa verba de publicidade foi equilibrada ao longo do ano, porém, destacando-se em setembro, mês de estreia de A Fazenda, o principal reality da Record. Naquele mês, o PlayPlus teria investido R$ 13,7 milhões em anúncios na TV.
A Netflix, líder global do segmento de streaming, em termos de assinantes, foi mais comedida em anúncios na TV brasileira. Segundo a pesquisa, a plataforma teria destinado R$ 29 milhões em publicidade televisiva ao longo de todo o ano de 2024.
Em último lugar aparece o Prime Video, da Amazon, que teria investido R$ 28 milhões em campanhas na TV.
A Tunad aponta, ainda, que, na média geral, o segundo semestre concentrou a maior parte dos investimentos das plataformas.
Investimentos das plataformas de streaming em publicidade na TV – 2024 | |
Globoplay | R$ 1,2 bilhão |
Disney+/Star+ | R$ 322 milhões |
Max | R$ 274 milhões |
PlayPlus | R$ 85 milhões |
Netflix | R$ 29 milhões |
Prime Video | R$ 28 milhões |
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