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O quanto as plataformas de streaming investem em publicidade?

Globoplay lidera a lista, com investimento de mais de R$ 1 bilhão na TV ao longo de 2024, segundo levantamento da Tunad


28 de janeiro de 2025 - 8h01

streamings publicidade

(Crédito: Divuklgação)

Em um cenário de competitividade cada vez maior, as plataformas de streaming investiram elevadas cifras em 2024 para promover seus pacotes e serviços entre o público e tentar ampliar sua base de assinantes.

Construir a marca e posicionar-se como uma opção aos brasileiros tem sido uma estratégia recorrente das grandes plataformas nacionais e internacionais de streamings que, para isso, marcam presença de forma mais frequente na TV aberta.

Por isso, a Tunad realizou um levantamento para estimar os valores que grandes streamings do mercado investiram em publicidade na TV aberta no ano passado.

Globoplay lidera ranking de investimentos

O Globoplay, a plataforma de streaming nacional, da Globo, lidera o ranking, tendo investido mais de R$ 1 bilhão em publicidade na TV aberta ao longo do último ano, de acordo com a Tunad.

A plataforma da Globo teria destinado uma média de R$ 100 milhões por mês em campanhas publicitárias na TV, veiculadas no próprio canal da Globo. O serviço, que completará dez anos de existência, é um dos anunciantes mais frequentes nos intervalos da Globo, com chamadas para divulgar as novas séries, novelas, filmes e produções originais da plataforma.

Em segundo lugar, a Tunad aponta o Disney+/Star+ como o streaming que mais investiu em publicidade na TV. A estimativa é que a gigante internacional tenha direcionado R$ 322 milhões em compra de mídia na TV brasileira.

De acordo com a Tunad, os investimentos do Disney+ foram mais concentrados em alguns meses, como março de 2024 (quanto a plataforma investiu R$ 31 milhões em anúncios na TV) e dezembro (com investimento de R$ 31 milhões.

Na terceira posição vem a Max, plataforma da Warner Bros. Discovery, que teria direcionado o montante de R$ 274 milhões em anúncios na TV, de acordo com a Tunad.

Na sequência, a Tunad aponta o PlayPlus, streaming da Record, que teria investido cerca de R$ 85 milhões para se promover na televisão. A distribuição dessa verba de publicidade foi equilibrada ao longo do ano, porém, destacando-se em setembro, mês de estreia de A Fazenda, o principal reality da Record. Naquele mês, o PlayPlus teria investido R$ 13,7 milhões em anúncios na TV.

A Netflix, líder global do segmento de streaming, em termos de assinantes, foi mais comedida em anúncios na TV brasileira. Segundo a pesquisa, a plataforma teria destinado R$ 29 milhões em publicidade televisiva ao longo de todo o ano de 2024.
Em último lugar aparece o Prime Video, da Amazon, que teria investido R$ 28 milhões em campanhas na TV.

A Tunad aponta, ainda, que, na média geral, o segundo semestre concentrou a maior parte dos investimentos das plataformas.

Investimentos das plataformas de streaming em publicidade na TV – 2024
GloboplayR$ 1,2 bilhão
Disney+/Star+R$ 322 milhões
MaxR$ 274 milhões
PlayPlusR$ 85 milhões
NetflixR$ 29 milhões
Prime VideoR$ 28 milhões
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