O que se espera do social media moderno
Encarar os números, pensar estratégia e estar aberto às mudanças diárias, essas são algumas das qualidades exigidas do profissional que cuida da persona digital das empresas
Encarar os números, pensar estratégia e estar aberto às mudanças diárias, essas são algumas das qualidades exigidas do profissional que cuida da persona digital das empresas
Luiz Gustavo Pacete
7 de fevereiro de 2017 - 8h11
Um levantamento do LinkedIn, de 2016, mostrava que a função do social media era uma das menos compreendidas pelos pais. Até ai, tudo bem. No entanto, ela também ainda é mal compreendida nas empresas e, neste caso, o desafio é enorme. Muito associada à imagem do “nerd que manja tudo de tecnologia”, a função deixou de ser coadjuvante para tornar-se protagonista e estratégica na gestão de marcas e negócios de muitas empresas.
Considerando a evolução do papel do social media, a consultoria Quero Ser Social Media respondeu a algumas perguntas de Meio & Mensagem sobre o que deve estar no radar do social media moderno. “O trabalho de social media, ao contrário do que muitos ainda pensam, vai além de passar o dia logado nas principais mídias sociais. Em geral, ele está cada vez mais inserido na estratégia da área de digital e intrinsecamente ligado aos objetivos de negócio e comunicação da marca”, diz Beto Tercette, do Quero Ser Social Media. Veja algumas das principais habilidades esperadas do social media atual.
Perder o medo dos números e aprimorar a capacidade analítica
Quando o assunto é digital, é possível mensurar e trackear tudo. Portanto, é importante que o profissional esteja familiarizado com números e tenha a capacidade de analisá-los. Saber avaliar as principais métricas de cada plataforma social e as ferramentas de mensuração e análise já é um primeiro passo. Mas não pode parar por aí. O mais importante é saber o objetivo de negócios e comunicação da marca para que as análises e os relatórios façam sentido e sejam efetivos.
“O trabalho de social media, ao contrário do que muitos ainda pensam, vai além de passar o dia logado nas principais mídias sociais. Em geral, ele está cada vez mais inserido na estratégia”
Pensar em resultados efetivos
Houve um tempo em que o profissional de social media era visto como um produtor de conteúdo e provocador de conversas. Conforme o mercado foi amadurecendo, as plataformas foram se tornando mais complexas e muita coisa mudou. Atualmente, todas as plataformas têm uma solução de investimento em mídia e entregam menos conteúdo orgânico para os seguidores. Portanto, produzir uma quantidade grande de conteúdo já não é mais diferencial. Conteúdo bom é aquele que tem um objetivo claro.
Estar ligado o tempo todo e se adaptar a mudanças
O mercado de social media muda o tempo todo. De repente nasce uma nova plataforma que faz um sucesso enorme e instantâneo, mas em pouco tempo as gigantes se movimentam e derrubam essa novidade que parecia muito promissora (veja o caso do Snapchat vs Instagram Stories). Mas como fica a estratégia da marca que tinha acabado de entrar com tudo na nova plataforma e agora praticamente não consegue nenhum resultado? É por isso que a capacidade de adaptação e a atenção às mudanças é tão importante neste mercado.
Criar uma amizade forte com a tecnologia, seus gadgets e apps
A “amizade” com a tecnologia é importante para os profissionais de social media. Um relacionamento sério então, pode fazer milagres!
A familiaridade com a tecnologia, incluindo apps, devices e gadgets, não é algo que todo mundo possui. Então é muito melhor aproveitar o que a tecnologia pode te trazer de melhor e testar as novidades que aparecem no mercado. Novos apps, novas plataformas e ferramentas surgem o tempo todo.
“Houve um tempo em que o profissional de social media era visto como um produtor de conteúdo e provocador de conversas”
Se aprofundar em Social Ads
Social Ads são as soluções de investimento em mídia nas plataformas sociais. Essas soluções vieram para ficar e não se familiarizar pode ser um grande problema. O primeiro passo é entender o que cada plataforma oferece como solução de investimento e você pode encontrar essas informações nos sites das plataformas.
“De repente nasce uma nova plataforma que faz um sucesso enorme e instantâneo, mas em pouco tempo as gigantes se movimentam e derrubam essa novidade que parecia muito promissora”
Entender o negócio de ponta a ponta
Entender os processos internos, como a empresa produz, vende, entrega, os objetivos de negócios e comunicação, enfim, saber a fundo tudo o que é necessário para que você possa fazer um bom trabalho nas mídias sociais.Geralmente a oportunidade de realmente conhecer o cliente ou a empresa é no início do trabalho, quando toda a estratégia está prestes a ser desenhada.
Se especializar é um caminho interessante
Saber todo o processo do trabalho de social media é muito importante, mas se especializar em uma área é interessante para construir uma carreira. No mercado a gente encontra profissionais mais generalistas, que conhecem um pouco de tudo, e os mais especialistas, que se aprofundaram em uma parte do processo. E tem uma boa notícia: tem espaço para ambos!
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