OpenAI firma acordo para usar conteúdos da News Corp.
Plataforma de inteligência artificial poderá fazer uso de conteúdo de jornais como The Wall Street Journal, The Times, The Daily Telegraph, New York Post e The Sun
OpenAI firma acordo para usar conteúdos da News Corp.
BuscarOpenAI firma acordo para usar conteúdos da News Corp.
BuscarPlataforma de inteligência artificial poderá fazer uso de conteúdo de jornais como The Wall Street Journal, The Times, The Daily Telegraph, New York Post e The Sun
Meio & Mensagem
24 de maio de 2024 - 6h00
A OpenAI e a News Corp. assinaram um acordo de cinco anos, estimado pelo The Wall Street Journal em US$ 250 milhões, para usar conteúdos dos jornais do grupo no ChatGPT.
Nessa parceria, a OpenAI poderá usar o conteúdo dos jornais do grupo, como The Wall Street Journal, The Times, The Daily Telegraph, New York Post e The Sun, para treinar seus modelos de inteligência artificial e para usar os fatos providencios pelos veículos nas respostas do ChatGPT.
O valor estimado do acordo prevê US$ 250 milhões ao longo de cinco anos em dinheiro e créditos, conforme o The Wall Street Journal.
Em comunicado, o CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou que a empresa valoriza o trabalho da News Corp e visa melhorar o acesso a reportagem de alta qualidade. “Juntos, estamos estabelecendo as bases para um futuro onde a IA respeita profundamente, melhora e defende os padrões do jornalismo”, declarou.
A OpenAI foi processada por jornais de diversos grupos por usar seu conteúdo sem autorização para treinar o ChatGPT. O The New York Times foi um deles. O veículo bloqueou o acesso de empresas de IA ao seu conteúdo de forma não autorizada.
Recentemente, oito jornais do grupo Alden Global Capital estão processando a OpenAI e a Microsoft por uso indevido de reportagens e artigos. A Alden Global Capital é dona dos jornais The New York Daily News, The Chicago Tribune, The Orlando Sentinel, The Sun Sentinel of Florida, The San Jose Mercury News, The Denver Post, The Orange County Register e The St. Paul Pioneer Press.
Porém, recentemente, a empresa vem adotando uma nova estratégia de firmar acordos com publishers, garantindo, assim, autorização para uso das informações. Alguns dos novos parceiros são: Reddit, Financial Times, Associated Press, El País e Le Monde.
Compartilhe
Veja também
Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix
Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas
Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência
Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra