Os campeões de engajamento da seleção brasileira
Jogadores convocados se apresentam nesta segunda-feira, 21; levantamento mostra o desempenho nas redes sociais dos craques que irão para a Copa
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Luiz Gustavo Pacete
21 de maio de 2018 - 7h00
A aguardada lista dos 23 convocados para a Copa do Mundo da Rússia saiu e eles se apresentam nesta segunda-feira, 21, na Granja Comary. Mas, além do desempenho em campo, na era do torcedor digital, a maneira como cada um desses esportistas utiliza suas redes sociais determina muito de sua popularidade, capacidade de engajamento e, sobretudo, visibilidade para construir parcerias com marcas.
Levantamento da Airfluencers, empresa de inteligência em redes sociais e influenciadores, analisa o desempenho dos atletas que compõem a lista de Tite no ambiente digital com base nos dados coletados considerando a movimentação dos atletas nas redes nos últimos noventa dias. Após o anúncio do técnico, na semana passada, os jogadores postaram em seus perfis oficiais agradecendo pela oportunidade de jogar com a seleção.
Dentre os 23, no entanto, há quatro nomes que se destacam: Neymar, Marcelo, Firmino e Gabriel Jesus. No caso de Neymar, o craque é campeão em relevância tanto no Instagram quanto no Twitter. Atuante nas redes sociais por impactar seus seguidores, ele é o que mais gera retuítes, 4,5 mil nos últimos 90 dias, o que representa uma grande influência ao fazer seus fãs nessa rede – 39 milhões – compartilharem seu conteúdo.
No Instagram, na comparação entre os outros convocados da seleção brasileira, o jogador é líder na média de comentários: 27 mil, nos últimos 90 dias.Porém, um ponto interessante detectado pela Airfluencers nesse estudo foi o fato de Neymar ter restringido os comentários nas publicações em seu perfil oficial no Instagram. Ou seja, desde o dia 14 de março, somente quem é seguido pelo jogador nessa plataforma pode fazer comentários em seus posts, o que já impactou seu engajamento.
“Neymar tem seu perfil aberto e é uma pessoa pública. É carismático, popular e ídolo de milhões de pessoas. Ao restringir o acesso de comentários, ele está fechando o diálogo com seus fãs e isso pode provocar o afastamento do público. Ao afetar a interação, consequentemente haverá impacto em sua audiência na rede, por mais força que sua imagem tenha”, comenta Augusto Cruz Neto, CMO da Airfluencers.
Marcelo, outro jogador que é fenômeno nas redes sociais, é o único que possui perfil oficial no Instagram, Youtube, Facebook e Twitter e é atuante em todas. É o segundo jogador da seleção mais influente, atrás apenas de Neymar. No Twitter, possui 10 milhões de seguidores e gerou 1,6 mil retuítes nos últimos noventa dias. Já no Instagram, ele interage fortemente com sua audiência, gerando 579 mil curtidas e 2,2 mil comentários. A base de Marcelo no Instagram é de 24 milhões de seguidores e apresenta um crescimento de 9% nos últimos 90 dias.
Já um jogador que vem crescendo e pode se tornar querido no Brasil é Roberto Firmino. O atacante do time inglês Liverpool tem 4 milhões de seguidores e cresceu, nos últimos 3 meses, 31% no Instagram.
Apesar de postar pouco comparado aos demais companheiros – somente 35 publicações nos últimos 90 dias – ele gera uma média 284 mil curtidas e 1,3 mil comentários, feitos por fãs do mundo inteiro. Suas fotos retratam principalmente os bastidores da vida de atleta, incluindo algumas em família.
Gabriel Jesus está em destaque na publicidade junto os patrocinadores na seleção. Ao agradecer a convocação nas redes ele conquistou quase 815 mil curtidas no post do Instagram e gerou 7.248 mil comentários. Sua base é de 6,9 milhões de seguidores, com crescimento na faixa de 17%. Sua média de comentários é de 1 mil por post, com Airfluencers Score em 778, também acima do craque Neymar. Já no Twitter sua presença é mais branda, com 449 mil seguidores, que geram as médias de 1,2 mil retuítes e 12 mil curtidas nos últimos três meses.
*Imagem no alto: Clive Rose/GettyImages
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