Os conteúdos e canais preferidos dos geeks
Pesquisa do Omelete, lançada em ocasião da CCXP, mostra Netflix como principal serviço de streaming e a HBO como o principal canal fechado; Globo lidera na TV aberta
Pesquisa do Omelete, lançada em ocasião da CCXP, mostra Netflix como principal serviço de streaming e a HBO como o principal canal fechado; Globo lidera na TV aberta
Luiz Gustavo Pacete
7 de dezembro de 2017 - 8h33
Brincadeira de adolescentes? Há muito tempo, a definição estereotipada sobre o universo geek já caiu por terra. Quadrinhos, heróis, graphics, cosplays e vários outros elementos desse universo movimentam um mercado de gente grande e que atrai, a cada ano, centenas de marcas interessadas em licenciamento. Em função da CCXP 2017, principal evento de cultura pop que ocorre até o próximo domingo 10, o portal Omelete divulgou dados da pesquisa sobre o comportamento e consumo de conteúdo do chamado público geek.
O levantamento foi feito pelo Conecta e as coletas foram realizadas no site do Omelete de 8 a 17 de novembro de 2017 em um montante de 9.471 entrevistas. Entre os principais itens considerados estão plataformas preferidas e tipos de conteúdo mais consumidos. Em relação ao consumo de TV por assinatura, a Net lidera entre as operadoras com a preferência de 31% dos entrevistados, seguida por Sky, 16%; Vivo, 10%; Claro, 5%; Oi 4%; outros 2% e nenhum 32%. Houve um aumento de 2% em relação ao ano passado das pessoas que declararam não ter assinatura de nenhuma operadora.
Quando questionados sobre seus canais favoritos, 63% responderam que preferem a HBO, outros 55% são fãs de Warner Channel, Telecine aparece com 47% da preferência, seguido por Fox, 45%; Cartoon Network, 27%; History Channel, 25%; Discovery Channel, 22%; SporTV, 21%; ESPN, 24% e TNT, 14%, considerando apenas os dez canais principais.
O que Game of Thrones ensina sobre branding
Na TV aberta a emissora mais assistida pelos entrevistados é a Globo com 12% de predileção seguida por SBT, 9% e Band, 5%. Dos programas mais assistidos pelos geeks na TV aberta, MasterChef, da Band, lidera com 28% de preferência, seguido por futebol, 18%; a série Todo mundo odeia o Chris, 15%; Oscar, 13%; Globo Esporte, 10%, Altas Horas, 9%; Tá No Ar, 8%; Fantástico, 7% e Tela Quente, 4%.
O comportamento nas ferramentas de streaming
Quando o recorte é feito no segmento de streaming, a Netflix é a plataforma com maior popularidade, acessada por 91% dos entrevistados. YouTube vem em segundo lugar com 80% da predileção seguido por HBO Go; Popcorn Time e Telecine Play 13%; TwitchTV e Net Now 11%; Google Play 9%; Premiere Play 4% e Fox Play 3%. Os formatos mais consumidos nessas plataformas são séries, filmes, música e games, nesta ordem de importância. Os principais critérios de compra no streaming são preço, catálogo, lançamentos, conteúdo original e conveniência.
Das franquias mais populares entre esse público, Star Wars lidera com 26% da preferência. Em segundo lugar vem Marvel com 18% de predileção seguida por Harry Potter, 12%; O Senhor dos Anéis, 11%; Batman, 6%; De volta para o futuro, 5%; O poderoso chefão 3%, Matrix, 3%; Rock 2% e Velozes e Furiosos 2%.
Paixão e poder de consumo definem os geeks
No ranking das séries mais assistidas Stranger Things, da Netflix, e Game of Thrones, da HBO, empatam com 59%. Demolidor, da Marvel, vem em seguida com 34% seguido por The Walking Dead e Vikings, 19%; The Flash, 18%; Jéssica Jones e Agent´s of Shield, 12%, por fim, MrRobot e Gotham aparecem com 10%.
Compartilhe
Veja também
Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência
Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra
Quem são os influenciadores negros mais seguidos no Instagram?
Ranking elaborado pela NetCos traz homens na liderança, com destaque para jogadores de futebol, como Neymar Jr. e Ronaldinho Gaúcho