Os impactos das reviravoltas do X no Brasil
Levantamento da Semrush registra o menor tráfego do ano em nível global da rede social no País, devido aos acontecimentos dos últimos meses
Levantamento da Semrush registra o menor tráfego do ano em nível global da rede social no País, devido aos acontecimentos dos últimos meses
Meio & Mensagem
7 de novembro de 2024 - 6h00
Em levantamento da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, constata-se que o X (antigo Twitter) sofreu grandes impactos com a instabilidade de seu funcionamento nos últimos meses no Brasil.
As reviravoltas da rede social X contaram com o fechamento do escritório no País, desobediências das ordens do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspensões e seu retorno à internet brasileira.
A pesquisa aponta que em agosto o Brasil ocupava a 3ª posição entre os países que mais acessavam o site. No entanto, depois do bloqueio da empresa entre os dias 31 de agosto a 8 de outubro, o País passou a ocupar a 11ª posição mundial em setembro.
Com a queda no ranking, a plataforma sofreu um impacto significativo, registrando o menor tráfego do ano em nível global, com 1,6 bilhão de acessos entre 2 e 8 de setembro.
Segundo Erich Casagrande, especialista em SEO e líder de marketing da Semrush Brasil, a dinâmica de engajamento dos usuários também foi afetada, uma vez que marcas e criadores de conteúdo constantemente repensam suas estratégias, buscando alternativas para se conectar com o público.
Entre os meses de agosto e setembro, os dados de tráfegos apresentados pela Semrush indicam um aumento de visitas para outros sites, como Reddit, Bluesky, Threads, Substack e Mastodon Social.
Assim, o futuro da plataforma no Brasil se torna questionável, tendo em vista que à medida que os usuários buscam mais alternativas de engajamento, há a intensificação da competição entre as redes sociais.
Compartilhe
Veja também
Meio & Mensagem volta a ser atualizado no dia 6 de janeiro
Equipe entra em recesso e retoma a atualização do site no dia 6 de janeiro de 2025
O que está por trás da aquisição do Congresso em Foco pelo Migalhas?
Migalhas irá investir em tecnologia e inovação para ampliar alcance do Congresso em Foco e aprimorar experiência do consumidor