Os impactos das reviravoltas do X no Brasil
Levantamento da Semrush registra o menor tráfego do ano em nível global da rede social no País, devido aos acontecimentos dos últimos meses
Levantamento da Semrush registra o menor tráfego do ano em nível global da rede social no País, devido aos acontecimentos dos últimos meses
Meio & Mensagem
7 de novembro de 2024 - 6h00
Em levantamento da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, constata-se que o X (antigo Twitter) sofreu grandes impactos com a instabilidade de seu funcionamento nos últimos meses no Brasil.
As reviravoltas da rede social X contaram com o fechamento do escritório no País, desobediências das ordens do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspensões e seu retorno à internet brasileira.
A pesquisa aponta que em agosto o Brasil ocupava a 3ª posição entre os países que mais acessavam o site. No entanto, depois do bloqueio da empresa entre os dias 31 de agosto a 8 de outubro, o País passou a ocupar a 11ª posição mundial em setembro.
Com a queda no ranking, a plataforma sofreu um impacto significativo, registrando o menor tráfego do ano em nível global, com 1,6 bilhão de acessos entre 2 e 8 de setembro.
Segundo Erich Casagrande, especialista em SEO e líder de marketing da Semrush Brasil, a dinâmica de engajamento dos usuários também foi afetada, uma vez que marcas e criadores de conteúdo constantemente repensam suas estratégias, buscando alternativas para se conectar com o público.
Entre os meses de agosto e setembro, os dados de tráfegos apresentados pela Semrush indicam um aumento de visitas para outros sites, como Reddit, Bluesky, Threads, Substack e Mastodon Social.
Assim, o futuro da plataforma no Brasil se torna questionável, tendo em vista que à medida que os usuários buscam mais alternativas de engajamento, há a intensificação da competição entre as redes sociais.
Compartilhe
Veja também
Globo fecha acordo com Amazon Prime na América Latina
Novela de sucesso da emissora, Avenida Brasil, já está disponível no serviço de streaming da Amazon para região, com exceção do Brasil
Meio & Mensagem estreia a série especial Podcasters
Em cinco episódios, série entrevista personalidades que comandam alguns dos podcasts mais bem-sucedidos do País