Fernando Murad
10 de fevereiro de 2023 - 15h19
State Farm Stadium sediará o Super Bowl LVII (Crédito: Christian Petersen/Getty Images)
Dono do break comercial mais caro da TV mundial, o Super Bowl também agita as transmissões e os intervalos na grade das emissoras brasileiras. Evento esportivo de maior audiência dos Estados Unidos será exibido no Brasil pela RedeTV e ESPN.
A RedeTV, que exibirá a partida na TV aberta pelo segundo ano consecutivo, terá sete marcas em sua programação. O Super Bowl LVII acontece neste domingo, 12, no State Farm Stadium, no Arizona, entre Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs.
Old Parr, uísque premium da Diageo, cotista da transmissão da temporada na emissora, será patrocinadora máster. Já Vivo, Popeyes, Sky, New Era, Amazon, Apple, GM e Assaí também estarão presentes. A programação especial da RedeTV dedicada ao evento começa às 19h.
A RedeTV também será a emissora oficial da transmissão do Super Bowl LVII no NFL in Brasa. A iniciativa é o primeiro evento de live experience realizado pela liga no Brasil. Organizado pela Effect Sport, acontecerá nos dias 11 e 12 de fevereiro, no Komplexo Tempo, em São Paulo.
Marcas no Super Bowl na TV paga
Na TV por assinatura, a ESPN teve sete cotas de patrocínio ao longo da temporada, uma a mais do que na anterior. C6 Bank, Mitsubishi, Samsung e Sankhya foram renovações de contrato, enquanto Ballantines, Haleon e Vivo foram novos parceiros. Além deles, Beira Rio, JHSF, Oakberry e Stihl entraram como cotas de apoio. Já Paris Filmes, Philco, MAC Incorporadora, Gillette e Bacardi terão ações pontuais no Super Bowl.
Ao longo desta semana, outras marcas estão com ações nos canais da ESPN. A Samsung está promovendo no Sportscenter e no ESPN League o lançamento do aparelho Galaxy S23. Já a Advil, da Haleon/GSK, será responsável por promover uma ação exclusiva após a saída para o intervalo do Super Bowl.
Aumento na base de fãs
O futebol americano alcançou a marca de 35,4 milhões de fãs no Brasil. O dado é da onda de novembro de 2022 da Sponsorlink, do Ibope Repucom. A pesquisa investiga hábitos e atitudes sobre patrocínios, consumo de meios e comportamento de compra entre fãs de campeonatos e modalidades esportivas.
Do universo do levantamento que representa 110,5 milhões de internautas brasileiros com 18 anos ou mais, 32% se declararam interessados ou muito interessados pelo futebol americano. Há dez anos, o número de fãs do esporte mais popular dos Estados Unidos no Brasil era de três milhões, de acordo com a Sponsorlink.